Mangaratiba amplia vacinação contra a covid-19 para idosos de 63 e 64 anos
Com chegada de uma nova remessa de vacinas da CoronaVac e da AstraZeneca/Oxford, município ampliou a imunização

MAIS VACINA A Prefeitura de Mangaratiba informou que recebeu no fim de semana mais 1.840 vacinas contra a covid-19, sendo 590 doses da CoronaVac e 1.250 da AstraZeneca/Oxford. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os novos lotes já começaram a ser utilizados nesta segunda-feira (19) e vão ampliar a vacinação para idosos de 63 e 64 anos, além de concluir a imunização para outras faixas etárias.
A prefeitura informou ainda que seguindo as determinações dos Governos Estadual e Federal, as vacinas CoronaVac serão direcionadas para aplicar a segunda dose para idosos de 65 a 69 anos e profissionais de saúde. Já o lote de AstraZeneca vai atender idosos de 63 a 64 anos com a primeira dose. Ainda segundo a prefeitura, a vacinação permanecerá sendo feita por agendamento a fim de evitar aglomerações e a maior exposição dos moradores ao novo coronavírus. Portanto, não haverá vacina disponível nos postos de saúde.
A Secretaria de Saúde lembra que todos os idosos que se encaixam nos grupos prioritários de vacinação já foram mapeados e devem aguardar em casa a entrega do comprovante de agendamento da vacinação, a qual será feita pelos agentes de saúde. Toda pessoa a ser imunizada terá data, hora e local pré-definido para receber a vacina e os que tiverem dificuldades de locomoção poderão receber atendimento domiciliar. A secretaria ressaltar que segue cumprindo o cronograma de vacinação delimitado pelo Governo Federal e todo o processo de imunização está dentro do previsto, sendo acompanhado diariamente pelo Ministério Público.
A Prefeitura de Mangaratiba alerta para caso ainda haja algum idoso (morador da cidade) que tenha 63 anos ou mais, e não seja acompanhado pelas ESFs do município, basta que algum familiar se dirija até ao posto da Estratégia de Saúde da Família mais próximo fazer fazer o cadastro e agendar a vacinação. É importante levar cartão do SUS, CPF e comprovante de residência para efetuar o cadastro. A recomendação é a mesma para quem tem acima de 65 anos e não foi agendado ou vacinado até o momento.