Mangaratiba inicia vacinação contra a gripe
A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe no município vai até o dia 10 de maio
CAMPANHA A Secretaria de Saúde de Mangaratiba, iniciou nesta segunda-feira (19), a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe no município. De acordo com a secretaria, nesta etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinados profissionais da Saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
No primeiro dia de vacinação, os pais de Alice, de 2 anos, compareceram a UBS do Ranchito para garantir a imunização da filha. “Tomar a vacina é uma forma de se prevenir. Por isso, fizemos questão de vir logo no primeiro dia. É muito importante que todas as crianças sejam vacinadas”, disseram Samantha Cavalcante e Arthur Tavares.
A Secretaria de Saúde ressalta que a aplicação da vacina para o primeiro grupo prioritário da campanha é feita nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Muriqui, Itacuruçá, Ranchito e Conceição de Jacareí, e também nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de São Sebastião, Fazenda Ingaíba e Serra do Piloto.
Segundo a Prefeitura de Mangaratiba, para receber a vacina é necessário levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS ou CPF. Os profissionais de saúde deverão apresentar um documento que comprove a função, como crachá, contracheque ou carteira funcional. Não é necessário o agendamento e o uso de máscara é obrigatório.
“Meu filho toma a vacina contra a gripe todos os anos. É muito importante para a imunidade dele, principalmente agora com a pandemia da covid-19. Assim que chegar na minha faixa etária, tomarei também”, comentou Sônia Nachabe, mãe do Lucas Gabriel de 5 anos.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, quem já tomou a vacina contra a covid-19, deve respeitar o intervalo mínimo de 15 dias para se vacinar contra a gripe.Confira abaixo os dias e horários de funcionamento das salas de imunização para vacinação contra a gripe:
UBS Muriqui – de terça a sexta-feira, das 8h às 16h;
UBS Itacuruçá – de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h;
UBS Conceição de Jacareí – terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 16h;
UBS Ranchito – de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h;
ESF São Sebastião (Muriqui) – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
ESF Fazenda Ingaíba – segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 16h;
ESF Serra do Piloto – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.