CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Programa de Encadeamento Produtivo do Setor Logístico promove encontro virtual

REFLEXÕES ESTRATÉGICAS Um encontro virtual realizado nesta quinta-feira (15), por meio da plataforma Teams, deu destaque à política de desenvolvimento da união de pequenas e grandes empresas na retomada da economia do Rio de Janeiro, com foco no Programa de Encadeamento Produtivo do Setor Logístico, que incluiu a região de Itaguaí. A reunião virtual foi realizada durante o encontro mensal do Fórum de Fornecedores de Itaguaí.

O Programa de Encadeamento Produtivo do Setor Logístico, que tem a parceria do Sebrae, Fecomércio, Fetranscarga, Sest e Senat e do Sistema OCB/RJ, foi apresentada em primeira mão, tendo como principais objetivos a criação de uma agenda indutora para a promoção do desenvolvimento do setor logístico do estado, através da consolidação do conceito de hub logístico e do fomento de projetos de desenvolvimento e capacitação de fornecedores, ancorados nos pilares dos polos competitivos, do encadeamento produtivo, do fomento e do marketing integrado de procedência. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ancorado pela Secretaria de Estado de Transportes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, o encontro serviu de palco para a discussão de estratégias destinadas à integrar os ativos existentes e as partes interessadas, com foco em construir uma rede organizada de desenvolvimento do setor, através do Fórum Estadual de Fornecedores do Setor Logístico. Outra preocupação foi a de alinhar os interesses e sinergias do ecossistema de forma a organizar e convergir empenhos, com base nas vocações e vantagens competitivas dos polos e clusters, em benefício das micro e pequenas empresas (MPEs). A promoção de uma agenda de atividades para melhoria da produtividade e competitividade das MPEs, proporcionando a geração de negócios também fez parte das discussões. Essas estratégias têm o objetivo de contribuir para o processo de adensamento da cadeia produtiva logística, incluindo fornecedores diretos e indiretos, mirando na consolidação do Rio de Janeiro como um centro logístico nacional e internacional.

A proposta de encadeamento produtivo tem a meta de reunir, por meio de um convênio, seis grandes empresas do setor logístico e 500 MPEs. Em relação à região, o programa aponta três grandes polos de atuação. O primeiro deles é o Polo do Mar da Baía da Ilha Grande, que envolve os setores naval, náutico, offshore, portuário e de energia, reunindo empresas como Eletronuclear, Brasfels, Shell, Technipfmc e BRmarinas. Já o Polo do Mar Baía de Sepetiba reúne a Itaguaí Construções Navais, a Vale, o Porto Sudeste, a Nuclep, a Sepetiba Tecon, a CSN e a Marinha do Brasil. A ideia é criar condições para que as MPEs sejam capacitadas a fornecer produtos e serviços para as grandes empresas que atuam em projetos estratégicos na região. Esse esforço faz parte da estratégia de tornar o estado do Rio de Janeiro o maior hub logístico do Brasil e da América Latina, uma vez que o setor logístico passa a ser visto como um importante vetor econômico para a retomada do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro.

OLHO:

O Polo do Mar Baía de Sepetiba reúne a Itaguaí Construções Navais, a Vale, o Porto Sudeste, a Nuclep, a Sepetiba Tecon, a CSN e a Marinha do Brasil. A ideia é criar condições para que as MPEs sejam capacitadas a fornecer produtos e serviços para as grandes empresas que atuam na região

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com