Mangaratiba promove ação pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua
AÇÃO A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação Leão XIII, realizou nesta terça-feira (25), uma mobilização em todo o município em virtude do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado no dia 19 de agosto.
De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, a ação teve o objetivo de oferecer aos moradores em situação de rua, que são atendidos regularmente pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviços como: corte de cabelo e barba, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, emissão de 2ª via de documentos de identificação, distribuição de máscaras de proteção, lanches, água mineral, kits de higiene bucal, além de panfletos informativos para a conscientização sobre a data especial.
A prefeitura informou ainda que a mobilização aconteceu de maneira simultânea nos distritos de Itacuruçá, Muriqui, Conceição de Jacareí, Praia do Saco e Serra do Piloto, sendo a ação principal realizada no Centro de Mangaratiba, envolvendo agentes comunitários de saúde e dos CRAS, CREAS, CECAP, ESF e CEO.
A IMPORTÂNCIA DA DATA
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua acontece para conscientizar e convocar a sociedade para a luta pelos direitos das pessoas em situação de rua. A data também é alusiva ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, crime ocorrido em 2004, no qual sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista.