VÍDEO: Inea flagra onça-parda no Parque Cunhambebe, em Mangaratiba
O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) divulgou imagens de uma onça-parda (puma concolor) na área do Parque Estadual Cunhambebe, na Costa Verde fluminense – o ATUAL apurou que os flagras se deram na região de Mangaratiba. O órgão não informou as datas dos registros, apenas que ocorreram neste mês de junho.
Ainda de acordo com o Inea, responsável pela gestão do parque de 38.053 hectares, a presença da onça-parda – considerado o segundo maior felino do continente americano – evidencia que o “ecossistema da região está saudável” – confira no vídeo abaixo:
Para justificar tal constatação, o instituto alega que o animal está no topo da cadeia alimentar e que sua sobrevivência no parque indica que “o ambiente proporciona condições para que isto aconteça”. Em contrapartida, trata-se de uma espécie com baixa população e sob risco de extinção por conta do avanço da ação humana no habitat natural.
LEIA MAIS
Vídeo: Prefeitura de Mangaratiba interdita obra na mansão de Neymar
O monitoramento por meio de câmeras de animais no Parque Cunhambebe, auxilia os profissionais na supervisão da qualidade ambiental da fauna. No caso da onça-parda – também conhecida como Suçuarana e Leão-baio –, o registro rendeu celebração: “Esta é uma espécie protegida por lei. E ver a nossa biodiversidade saudável e ocupando o seu espaço de direito, é motivo de muita alegria e orgulho para nós”, salientou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Além de Mangaratiba, o Parque Estadual Cunhambebe abrange também os municípios de Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí. Uma das finalidades do parque é assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar.