Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira em Mangaratiba
Profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas serão os primeiros grupos a serem vacinados
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba divulgou na tarde desta quinta-feira (15), que vai iniciar na próxima segunda-feira (19), a Campanha 2021 de Vacinação contra a Gripe (Influenza). E neste ano, de acordo com o Governo Federal, o cronograma de imunização será diferente e dividido por etapas. De acordo com a secretaria, profissionais da Saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) serão os primeiros grupos a serem vacinados. Já os idosos, professores e demais pessoas deverão aguardar as próximas fases da campanha.
A aplicação da vacina para o 1º grupo será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Muriqui, Itacuruçá, Ranchito e Conceição de Jacareí, e também, nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de São Sebastião, Fazenda Ingaíba e Serra do Piloto.
A Secretaria de Saúde informou que para receber a vacina será necessário levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS ou CPF. Já os profissionais de saúde deverão apresentar um documento que comprove a função, como crachá, contracheque ou carteira funcional. Não é necessário o agendamento e o uso de máscara é obrigatório.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Castelo Branco,explicou que este ano de 2021 o Ministério da Saúde decidiu por alterar o cronograma de imunização da gripe para não desorganizar a vacinação contra a covid-19. “Tendo em vista a pandemia, para que o atual calendário de vacinação contra a covid não fosse prejudicado, o Ministério da Saúde resolveu mudar a ordem dos grupos prioritários da vacina contra a gripe. Pela primeira vez, idosos de todo o país só serão vacinados na segunda etapa da campanha”, disse a secretária alertando para quem já tomou a vacina contra a covid-19, deve respeitar o intervalo mínimo de 15 dias para se vacinar contra a gripe.