Ternium inicia ano letivo na Escola Técnica Roberto Rocca
Os primeiros 192 alunos selecionados participaram de emocionante abertura na manhã desta terça-feira (11), no auditório da planta industrial da empresa, em Santa Cruz
![Duas pessoas falando ao público](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/02/COTIDIANO-Ternium-inicia-ano-letivo-na-Escola-Tecnica-Roberto-Rocca-1-780x470.webp)
Num evento em que conceitos como superação, desafio, perseverança e coragem marcaram os discursos, a Companhia Siderúrgica Ternium iniciou o ano letivo de 2025. Realizado no auditório da planta industrial da empresa, em Santa Cruz, o evento teve a presença dos 192 estudantes aprovados na seleção feita pela siderúrgica. Um total de mil interessados se inscreveram no processo seletivo, mas apenas 500 foram pré-selecionados. Uma nova triagem deu os números definitivos para a composição das primeiras turmas.
Participaram da aula inaugural diversos funcionários e executivos da Ternium, professores e coordenadores da Escola Técnica Roberto Rocca (ETRR). Dentre as autoridades presentes estavam o presidente da Ternium Brasil, Titus Schaar; e a diretora global de Relações Institucionais do Grupo Technint, Erika Bienek. Também participaram do evento a diretora de Relações com a Comunidade, Fernanda Candeias, que também dirige o Instituto Ternium; e Júlio Egreja, diretor da ETRR.
![Pessoas assistindo a uma palestra](https://controle.jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/02/COTIDIANO-Ternium-inicia-ano-letivo-na-Escola-Tecnica-Roberto-Rocca-2-1024x576.webp)
Terceira unidade no mundo
A ETRR de Santa Cruz é a terceira escola técnica do grupo no mundo. A primeira, inaugurada em Campana, Argentina, tem 11 anos. Ela já ganhou o título de uma das 10 escolas mais inovadoras do mundo. Já a segunda ETRR, construída em Pesqueria, México, iniciou suas atividades há oito anos. A escola adota um modelo de educação de Ensino Médio Técnico Integrado de alta qualidade. O uso de equipamentos avançados na rotina escolar permite aos estudantes estarem familiarizados com as inovações tecnológicas que atualmente movem modernas plantas industriais no Brasil.
Os alunos da ETRR são do último ano do Ensino Fundamental, moradores dos bairros Paciência, Sepetiba e Santa Cruz e do município de Itaguaí. Eles vão iniciar essa nova fase em suas vidas depois de pré-aprovados e de participarem do curso preparatório chamado “Aula Extra”. Nele, os professores desenvolveram conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa e realizadas avaliações. Por último, houve uma etapa de entrevistas com os candidatos classificados. A ETRR começa o ano letivo com a oferta de cursos nas áreas de Mecatrônica e Eletromecânica.
Diálogo aberto e cheio de emoção
A aula inaugural teve a apresentação de um vídeo retratando a realidade de famílias de estudantes moradores de Santa Cruz, que enfrentam situações socioeconômicas adversas. A mensagem era a de que a oportunidade oferecida pela ETRR é uma porta aberta para um novo futuro, mais promissor, por meio de sua evolução educacional. Cada cena exibida provocava reações dos estudantes, que não conseguiam se conter ao verem na tela momentos vividos por amigas e amigos de convivência.
Num dos momentos mais emocionantes, denominado “Diálogo Aberto”, dois grupos de seis estudantes relataram experiências e expectativas vividas durante a seleção. O momento mais concorrido, no entanto, foi o reservado para que cada um deles relatasse o misto de expectativa e emoção que antecedeu a divulgação da relação dos classificados.
Leia também: Inscrições abertas para aulas gratuitas de boxe infantil em Itaguaí