CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Submarino Tonelero inicia primeira navegação autônoma nesta quarta (27)

Marco no Programa Prosub: S42 Tonelero inicia testes de superfície e avança rumo à operação plena

O submarino S42 Tonelero, o terceiro dos quatro submarinos de propulsão convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), alcança um importante marco em sua construção nesta quarta-feira (27): sua primeira navegação independente na superfície, sem o auxílio de rebocadores.

A partir do Estaleiro de Construção (ESC), localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, o Tonelero navegará pela Baía de Sepetiba durante cinco dias consecutivos, com previsão de retorno no domingo (1º de dezembro). Esta etapa crucial visa validar o desempenho autônomo do submarino, que utilizará exclusivamente seu sistema de propulsão, marcando um avanço significativo em sua trajetória operacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA MAIS: ITAGUAÍ: SUBMARINO TONELERO CONCLUI SUA PRIMEIRA SAÍDA AO MAR

Durante a navegação, a tripulação executará uma série de procedimentos técnicos para avaliar sistemas-chave, como propulsão, governo, navegação, autonomia e carregamento de baterias. Esses testes serão fundamentais para preparar o submarino para sua primeira Imersão Dinâmica, agendada para o final de janeiro de 2025.

Além disso, o cronograma inclui verificações planejadas de sistemas de combate, comunicação, refrigeração e outros equipamentos necessários para a operação submersa de longa duração, de até cinco dias. Esses dados serão essenciais para ajustar e atualizar os sistemas do submarino, aproximando o Tonelero de sua incorporação ao Comando da Força de Submarinos da Marinha do Brasil.

José de Andrade Silva e Neto, líder de Saídas de Mar da ICN (Itaguaí Construções Navais) e ex-submarinista, destacou a importância do chamado Marco J9. “Ao demonstrar sua capacidade de navegação autônoma e realizar múltiplos testes simultaneamente, o submarino comprova a qualidade de sua construção e a excelência da equipe envolvida no projeto. A expectativa é que o exercício no mar seja um sucesso, permitindo o avanço para as próximas etapas rumo à operação plena do Tonelero”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação da Itaguaí Construções Navais.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com