Submarino Riachuelo realiza teste de imersão em Itaguaí

Sob a supervisão da Marinha do Brasil e da Naval Group, a equipe de especialistas da Itaguaí Construções Navais (ICN) realizou, na manhã de quinta-feira (21), o teste de imersão estática do Submarino Riachuelo, o primeiro dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica construídos no Brasil.

FOTO REPRODUÇÃO / MARINHA
O Submarino Riachuelo realizou o primeiro teste de imersão estática na Baía de Sepetiba

A manobra, realizada nas proximidades da Ilha de Itacuruçá, na Baía de Sepetiba, tinha como objetivo testar a estanqueidade do casco resistente, os controles dos tanques de lastros e a estabilidade da embarcação, além de coletar dados dos sistemas internos.

No local da manobra, foi instalada uma boia poitada ao fundo onde o submarino permaneceu amarrado até seu retorno à superfície. Ao todo, foram mais de quatro horas até atingir uma profundidade de 14,5 metros.

A imersão estática foi o primeiro de uma série de testes do submarino no mar. De acordo com a ICN, o S40 Riachuelo é um dos submarinos convencionais mais modernos do mundo, mede cerca de 72 metros de comprimento e desloca uma massa de aproximadamente 2mil toneladas.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com