Setembro Amarelo: Rural recebe iluminação especial
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ganhou uma iluminação especial. Em homenagem ao Setembro Amarelo, o prédio principal do campus Seropédica “se vestiu” de amarelo para chamar atenção para o movimento de prevenção contra o suicídio.
Segundo a comunicação da UFRRJ, a universidade adere todos os anos à campanha, que existe no Brasil desde 2015. Em 2023, o tema é “Assédio Zero”, por haver o entendimento de que este tipo de violência reflete diretamente no bem-estar e na saúde mental das vítimas. A escolha foi da CPID (Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão), responsável pela coordenação da campanha.
LEIA MAIS
Rural: saiba como solicitar certificado de participação na SNCT
O Setembro Amarelo é uma campanha internacional. No Brasil, tem promoção em parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A propósito, de acordo com os idealizadores da campanha no Brasil, ocorrem aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, uma média de 38 pessoas que cometem suicídio por dia.
O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Na UFRRJ, a campanha e a iluminação especial vão até o fim do mês.