Seropédica realiza evento para criação de programa ambiental
A Prefeitura de Seropédica convida atores sociais do município e moradores em geral para a Oficina Participativa de Diagnóstico que vai dar início ao processo de criação do Promea (Programa Municipal de Educação Ambiental). O encontro aberto acontece na segunda-feira (10), às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Min. Fernando Costa, 414, bairro de Boa Esperança).

O objetivo dessa primeira reunião – que terá a presença também de representantes municipais da Saúde e do Meio Ambiente – é identificar os problemas socioambientais da cidade. A partir desse levantamento, os envolvidos vão traçar as estratégias para um desenvolvimento sustentável local.
LEIA MAIS
Itaguaí inicia elaboração de programa de educação ambiental
Mangaratiba realiza encontro para criação de programa de educação ambiental
O Promea é uma iniciativa coletiva entre municípios que busca – por meio de uma educação ambiental contínua com base em evidências científicas – estimular diferentes setores da sociedade a adotarem hábitos de produção e consumo que estejam de acordo com os ecossistemas.
Além de Seropédica, outras 14 cidades fazem parte do programa da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ, que tem realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu. São eles: Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.
REFORÇO NA ECONOMIA
Se estiverem de acordo com o programa, esses municípios terão condições de aprovação no ICMS Ecológico. Trata-se de um mecanismo tributário que busca impactar positivamente a qualidade ambiental das cidades mediante repasse de uma fatia maior do que a habitual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).