II Seminário Economia do Mar destaca potencial da Economia Azul no RJ
Promovido pela Facerj, segunda versão do evento será em São Gonçalo no dia 2 de abril
A segunda edição do Seminário Economia do Mar – Fórum das Bacias e Baías Fluminenses acontece no dia 2 de abril em São Gonçalo. O evento gratuito, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), ocorrerá no Cinema Cineápolis do São Gonçalo Shopping.
O seminário reunirá especialistas renomados, empresários, gestores públicos e acadêmicos para debater o potencial da Economia Azul como estratégia de desenvolvimento local em seis painéis, abordando temas como governança e sustentabilidade das baías fluminenses, turismo, gastronomia, clusters do mar e oportunidades ligadas às energias renováveis. Veja a programação aqui.
Economia Azul: uma estratégia para o desenvolvimento sustentável
Com um litoral de 636 km, o Rio de Janeiro ocupa a terceira posição entre os estados com maior faixa litorânea do Brasil. Nesse cenário, a Economia do Mar se destaca como um vetor estratégico para fomentar negócios sustentáveis, gerar renda e promover a conservação ambiental.
O seminário visa dinamizar essa economia, valorizando territórios fluminenses banhados por baías e bacias, como a Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba, Baía da Ilha Grande, Bacia de Campos e Bacia de Santos – Costa do Sol.
Certificação Selo Azul Cidades Costeiras
Uma das novidades do evento será a apresentação da “Certificação Selo Azul Cidades Costeiras”, desenvolvida pela Facerj. Esse instrumento orienta prefeituras costeiras sobre um modelo de excelência baseado em 20 requisitos para a organização de políticas públicas voltadas à Economia Azul.
O selo, válido por dois anos, busca proporcionar aos municípios maior visibilidade, investimentos e desenvolvimento, impactando positivamente a população local.
Apoio e patrocínio
O II Seminário Economia do Mar Sustentável é realizado pela Facerj e conta com o patrocínio da Caixa, Governo Federal, Sescoop-RJ, Fecomércio, Codin, Porto do Sudeste, Br Marinas, AGERIO e Assim Saúde. O evento também recebe apoio da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, SEBRAE, ABEEMAR, CACB, UNISUAM e da Prefeitura de São Gonçalo.