Seis anos de integração com agricultores familiares
Desde maio de 2016, a Itaguaí Construções Navais (ICN) abriu espaço no seu estacionamento para receber pequenos comerciantes e produtores rurais de Mazomba, da Ilha da Madeira, entre outros bairros do entorno da empresa. De acordo com a ICN, essa iniciativa é uma forma de incentivar essas pessoas a alavancarem seus negócios por meio de um ponto fixo comercial e destinado ao consumo dos colaboradores.
Toda quinta-feira, próximo ao horário de saída dos integrantes, são montadas mais de 10 barracas com os mais variados produtos: o queijo, por exemplo, é vendido sob encomenda e já faz parte da rotina semanal da maioria. A feira também conta com vendedores de bijuterias, bolos de pote, salgados e salgadinhos variados, hortaliças, biscoitos amanteigados, mel e muito mais.
Tudo da melhor qualidade com sabor e confiança garantidos. A ICN ressalta que não é cobrada nenhuma taxa aos feirantes, por outro lado, ainda disponibiliza barracas e jalecos sem custo a todos, uma forma de incentivar ainda mais o desenvolvimento econômico local.
Para a feirante, Patrícia Rafaele Aguiar, 36 anos, a oportunidade de expor e vender seus produtos na ICN foi uma forma de alavancar ainda mais seu faturamento sendo capaz de expandir suas vendas e seu negócio. “Comecei a trabalhar na feira da ICN há pouco mais de um ano e meio. Na ocasião, fui muito bem recebida pela equipe de comunicação e por todos os feirantes. Com o tempo, os integrantes passaram a sempre levar uma lembrancinha para alguém, até porque, meus produtos são ideais para fazer aquela surpresinha ou até mesmo, para presentear alguém sem precisar se deslocar para fora da empresa. Estou gostando muito da experiência e espero que ela dure muito tempo”, relatou Patrícia.
A ICN informou que a feira acontece toda quinta-feira (exceto feriados, quando é transferida para quarta-feira) no estacionamento da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), às 17h25.