Saúde Mangaratiba inicia vacinação de reforço da CoronaVac

IMUNIZAÇÃO A Secretaria de Saúde de Mangaratiba iniciou durante a semana a segunda fase de imunização da vacina CoronaVac no município. A secretaria informou que a pessoa escolhida para receber a segunda dose de reforço foi a técnica de enfermagem, Sebastiana Galacho, de 66 anos. Ela agora foi a primeira pessoa 100% imunizada contra a Covid-19 em Mangaratiba.

De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, o início da aplicação da segunda dose de CoronaVac está obedecendo o cronograma delimitado pelo Ministério da Saúde e o tempo de intervalo necessário para a administração da segunda dose. Ainda de acordo com a prefeitura, a partir de agora todos os profissionais de saúde e idosos acamados acima de 75 anos que já receberam a primeira dose da CoronaVac serão imunizados com a segunda dose. A prefeitura informou que o critério de aplicação continuará o mesmo e será feito de forma domiciliar para os idosos acamados e durante os plantões médicos para os profissionais de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, para viabilizar a aplicação da segunda dose, o Ministério da Saúde entregou ao município na semana passada mais 645 doses da CoronaVac, completando assim, a primeira cota de 1.290 vacinas do Instituto Butantã destinadas ao município. Além disso, Mangaratiba também recebeu mais 100 doses extras do imunizante CoronaVac, o que permitiu ampliar a primeira imunização para os idosos acamados acima de 75 anos. Sem essas doses extras, só teria sido possível vacinar 28 pessoas deste grupo. Ainda segundo a prefeitura, até o dia (9), o município registrava 1.031 pessoas vacinadas contra a Covid, sendo 1.030 com a primeira dose e uma pessoa com a segunda.

A prefeitura ressalta ainda que todo este processo de vacinação é determinado pelo Ministério da Saúde e apenas cumprido pelo município. Todas as informações sobre o estoque de vacinas e de pessoas imunizadas é atualizado e repassado diariamente ao Ministério Público e ao Governo Federal a fim de garantir a transparência das ações.

 

AMPLIAÇÃO DA VACINAÇÃO

Com base no que foi divulgado pelo Ministério da Saúde nas últimas horas, a Prefeitura de Mangaratiba informa que está aguardando o recebimento de mais 360 doses de vacinas contra a COVID. Esse quantitativo será utilizado para ampliar a imunização dos grupos prioritários e será direcionado exclusivamente para os idosos acima de 90 anos.

Para esta população, a vacina será aplicada mediante agendamento. Os agentes de saúde vão entrar em contato com cada idoso ou familiar responsável para agendar data, hora e local para que o idoso seja vacinado. Os que tiverem dificuldade de locomoção serão imunizados em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Os agentes de saúde das ESFs já mapearam todos os idosos do município que se enquadram nesta faixa etária e vão iniciar o agendamento da vacinação nos próximos dias. Essa logística tem como objetivo evitar aglomerações e a maior exposição do idoso ao vírus. A previsão é que o município receba as 360 doses da CoronaVac até o fim desta semana e tão logo as doses sejam entregues, a imunização dos idosos acima de 90 anos será iniciada.

 

ATENÇÃO!

– É importante lembrar que ainda não haverá doses das vacinas contra a COVID disponíveis nos postos de saúde.

– A Prefeitura de Mangaratiba está planejando a vacinação de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e com base em cada quantitativo que é direcionado para o município

– Vale destacar que cada município recebe doses da vacina de acordo com seu volume populacional. Portanto, municípios com populações menores, recebem menos quantidades de vacina. Desse modo, não é possível aplicar o cronograma de vacinação de cidades com maior número de moradores a realidade de Mangaratiba

– Por fim, a Prefeitura de Mangaratiba esclarece que total interesse em imunizar 100% de seus moradores, entretanto, assim como as demais cidades brasileiras, temos que obedecer a logística e a velocidade de vacinação delimitada pelo Ministério da Saúde

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com