Saúde de Mangaratiba avança com informatização das ESFs
Prefeito Luiz Cláudio Ribeiro inaugura melhorias na unidade Praia do Saco, pioneira no uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à informatização das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nesta segunda-feira (13). A unidade da Praia do Saco foi a primeira a receber a implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde que automatiza todas as etapas de atendimento aos pacientes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o Prontuário Eletrônico do Cidadão trará maior agilidade e qualidade nos atendimentos, armazenando informações essenciais como histórico médico, receitas, pressão arterial, entre outros. O sistema permite que médicos prescrevam medicamentos diretamente no computador, com as receitas sendo impressas na própria unidade, otimizando o tempo de atendimento.
Segundo o prefeito Luiz Cláudio Ribeiro e o vice-prefeito Lucas Venito, que visitaram a unidade da Praia do Saco nesta manhã, o objetivo é informatizar todas as 15 unidades ESFs de Mangaratiba nos primeiros cem dias de governo. “Estamos investindo em tecnologias que impactam diretamente na qualidade de vida da população. A informatização é um passo importante para modernizar a saúde pública e garantir mais eficiência no atendimento”, afirmou o prefeito.
As próximas unidades a serem contempladas são as ESFs Centro de Mangaratiba e São Sebastião (no distrito de Muriqui), dando continuidade à expansão do programa. A iniciativa faz parte de um plano estratégico da Secretaria de Saúde de Mangaratiba para modernizar os serviços e garantir mais agilidade no atendimento à população.
Prontuário Eletrônico do Cidadão
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um software gratuito do Ministério da Saúde que armazena informações de saúde, clínicas e administrativas de um indivíduo. Ele é utilizado principalmente na atenção primária à saúde (APS) e está disponível para todos os municípios brasileiros do Sistema Único de Saúde (SUS).
O PEC permite que o paciente tenha acesso ao seu prontuário em qualquer unidade de saúde conectada ao sistema, o que agiliza o atendimento e permite respostas mais rápidas. O PEC é um software da Estratégia e-SUS Atenção Básica e é utilizado para operacionalizar o SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). A versão 5.3 do PEC foi lançada em novembro de 2024 e apresenta como uma das principais novidades a unificação de bases de dados descentralizadas.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.