Rotary Club doa 83 flautas à ORJI
O Rotary Club de Itaguaí, em parceria com o Rotary de Nova Iguaçu, doou à Orquestra Jovem de Itaguaí 83 flautas para serem utilizadas no Projeto Flauta Doce, que se destina ao ensino do instrumento a crianças e jovens da cidade.
O projeto consiste na criação de uma orquestra de sopro e é um desdobramento da Orquestra Jovem de Itaguaí (ORJI), que já tem uma orquestra de cordas que ensina violino e violoncelo. Com o apoio do Rotary, a ORJI pretende criar o Programa Orquestras Estudantis, formando núcleos nas escolas do município para educação musical com o propósito de apoiar crianças e adolescentes na faixa de 6 a 18 anos, fomentando o desenvolvimento das suas habilidades artísticas e a formação de plateia.
Semanalmente serão ministradas aulas de flauta doce, totalizando duas horas por semana, se utilizando principalmente de músicas de compositores brasileiros, músicas folclóricas e populares. A Catedral de São Francisco Xavier será sede principal das aulas, que também serão ministradas em alguns bairros da cidade.
A pandemia do novo coronavírus atrasou o início do projeto, que se iniciou no dia 30 de junho com a entrega das flautas, além de 83 coletes.
As inscrições para as aulas de flauta doce e violino online foram abertas no último sábado (4) através do link http://abre.ai/inscricaoorquestrajovem. Os professores Adriano Araújo de Souza e Arthur Figueiredo são os responsáveis do projeto.