RJ promove campanha de prevenção à violência contra a mulher
Agosto Lilás terá aulões gratuitos, mutirão de serviços, palestras e outras atividades por todo o estado
O Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, terá uma série de ações promovidas pelo Governo do Estado do RJ. Além disso, haverá a celebração dos 18 anos da Lei Maria da Penha e os 5 anos da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. Para tanto, estão previstas atividades na praia, palestras em escolas, ações sociais oferecendo serviços diversos e campanhas de conscientização.
“Em primeiro lugar, destacamos que este será um mês de intensificação das ações de conscientização contra a violência de gênero. Essa causa, um compromisso público que mobiliza o Governo do Estado ao longo do ano inteiro, é uma prioridade. Nos últimos meses, trabalhamos arduamente para unir todos os segmentos da sociedade em uma rede integrada de enfrentamento às violências. Nosso compromisso é erradicar essas práticas e construir uma sociedade mais justa, igualitária e segura para todas e todos”, ressaltou a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar.
Além disso, o Programa Empoderadas preparou uma aula gratuita para o público feminino, nesta sexta-feira (02/08), nas areias de Copacabana, no posto 5. A partir das 18h, as mulheres terão a oportunidade de aprender técnicas de leitura corporal para desvencilhamento, com o objetivo de orientá-las sobre como se proteger em situações de risco. Simultaneamente, haverá sessões de massoterapia. O Empoderadas conta com 63 polos em diversas regiões do estado do Rio, proporcionando uma rede de apoio multidisciplinar e gratuita, voltada à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.
Demais ações no RJ
Já no sábado (03/08), a Secretaria da Mulher, em parceria com o programa Cidade Integrada, realizará uma ação no Jacarezinho. Existirão atendimentos para isenção de taxa de documentos, além de palestras e debates sobre a violência contra a mulher. O mutirão acontecerá das 9h às 13h, na Primeira Igreja Batista, localizada na Rua Silva Rego 86.
Ademais, a Fundação Leão XIII contribuirá para as ações sociais com o projeto ‘Mulheres da Leão’ durante todo o mês de agosto, especialmente nos mutirões dos fins de semana. Além dos serviços de isenção para a segunda via de documentos, serão distribuídos materiais informativos visando intensificar a conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, tema central da campanha Agosto Lilás.
A conscientização também será abordada no metrô e em escolas. Nos dias 9, 16 e 27 de agosto, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas e com o apoio do MetrôRio, realizará ações de conscientização e informação sobre o enfrentamento à violência na estação Carioca, no Centro. Além disso, haverá rondas nos vagões femininos, oferecendo atendimento e orientação às passageiras.
A secretária de Desenvolvimento Social do RJ, Rosangela Gomes, afirma que estamos trabalhando para que as mulheres se sintam mais seguras e acolhidas. Nossa busca é por uma sociedade melhor, e a conscientização é a porta de entrada para evitar novos casos de violência contra a mulher.
Finalmente, no dia 16 de agosto, haverá uma palestra no Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Centro do Rio. Essa iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério Público do Rio.
Confira outras notícias do Rio de Janeiro clicando aqui.