CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Rio+Saneamento substitui redes de abastecimento em Coroa Grande e Vila Geni

Uma das áreas turísticas mais tradicionais e populosas de Itaguaí está prestes a receber por obras que vão resultar em melhorias no fornecimento de água para a população.

A informação é da Rio+Saneamento, empresa responsável pela distribuição de abastecimento de água em Itaguaí. De acordo com divulgação para a imprensa, a Rio+ deu início à substituição das redes de abastecimento nos bairros Coroa Grande e Vila Geni.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As intervenções começaram na primeira semana de março e têm conclusão prevista para o mês de maio. Desde o início das obras, segundo o comunicado, houve troca de cerca de 300 metros de tubulações (de um total de 2,7 mil metros previstos) e realização de 41 novas ligações.

A região, que recebe água tratada do Sistema Itinguçu, é composta por redes antigas, de ferro, em sua maioria. As tubulações, ao longo dos anos, tiveram redução na capacidade de distribuição em função do desgaste.

Além disso, constatou-se que nos dois bairros havia grande quantidade de ramais fora dos padrões e instalados de forma irregular na ligação entre os imóveis e a rede de abastecimento. Assim como as tubulações obstruídas, estas ligações geram reduções na vazão e na pressão da água que chega aos consumidores.

O anúncio da Rio+Saneamento traz algum alento para quem sofre com problemas ed abastecimento na cidade. “A expectativa é que as melhorias no fornecimento de água sejam uma solução definitiva para o abastecimento da região, beneficiando a população que vive na área e o comércio local, estimulando a revitalização econômica e o turismo nos dois bairros. A obra é uma das principais intervenções planejadas pela concessionária para Itaguaí”, diz o comunicado que o ATUAL recebeu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Coroa Grande e Vila Geni são duas áreas que, nos últimos anos, tiveram um crescimento acelerado da população. Em função disso e pela importância da região dentro do município, nós, da Rio+Saneamento, identificamos essa demanda assim que chegamos a Itaguaí e agora estamos colocando em prática essa obra que vai beneficiar milhares de moradores”, afirma Marcelo Luvisotto, superintendente regional de Operações da concessionária.

AÇÕES PROGRAMADAS

A substituição de redes em Coroa Grande e Vila Geni faz parte de um pacote de obras programado pela Rio+Saneamento para Itaguaí. A primeira delas foi a implantação da interligação entre os sistemas Mazomba e Ribeirão das Lajes, que garantiu a regularidade no abastecimento da população de seis bairros da cidade: Engenho, Jardim Ueda, Leandro, Mazomba, Morro da Corte e Santa Cândida.

A próxima ação a ser executada é a implantação de uma tubulação em travessia sobre o rio da Guarda, no bairro Santana. A estrutura, que será instalada junto a uma ponte da rodovia RJ-099, conhecida como Reta de Piranema, fará parte de uma adutora que irá proporcionar mais autonomia no abastecimento do município. A medida vai beneficiar cerca de 24 mil moradores da cidade com a distribuição da água proveniente do Sistema Ribeirão das Lajes.

A Rio+Saneamento aguarda a autorização dos processos, entre diferentes entes públicos, para início da obra, além do remanejamento dos postes com cabos de média/alta tensão pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia no município.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

As obras na região de Coroa Grande e Vila Geni são acompanhadas de um mutirão de cadastramento de clientes. A campanha “Atualize Já” é promovida pela Rio+Saneamento para garantir que todos tenham pleno acesso aos serviços oferecidos pela concessionária, bem como estimular a adesão de consumidores que não tiveram a oportunidade prévia de formalizar sua situação.

A iniciativa também pretende identificar imóveis em situação irregular, ou seja, ligados à rede de abastecimento de água, mas que não têm matrícula na base de clientes da Rio+Saneamento. O objetivo é regularizar a ligação e o cadastro dos consumidores. Equipes da concessionária percorrem as ruas dos dois bairros para distribuir material informativo à população sobre a importância de estar com o cadastro em dia.

Nas visitas a imóveis já matriculados na Rio+Saneamento, as equipes – formadas por agentes devidamente identificados e uniformizados – atualizam os dados cadastrais dos clientes e coletam informações de contato. Caso não haja hidrômetro instalado no local, é programada a colocação do equipamento medidor.

Já nos imóveis abastecidos irregularmente, o consumidor é cadastrado por meio do preenchimento de uma ficha com dados pessoais, assinatura e entrega de documentos. Em seguida, é agendada uma nova ligação de água com a instalação de hidrômetro. Em caso de imóveis fechados, os funcionários da Rio+Saneamento deixam um panfleto com o aviso “estive aqui”. Quando o responsável pelo imóvel não está presente, a ida das equipes é remarcada para dia e horário alternativo, de acordo com a disponibilidade do consumidor. As visitas são realizadas sempre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com