Rio vai ampliar ciclovias com investimento de R$ 20 milhões

Projeto prevê construção de 50 km de novas ciclovias e ciclofaixas, com foco na segurança e na expansão para regiões menos atendidas da cidade

A Prefeitura do Rio anunciou um novo pacote de investimentos para ampliar a infraestrutura voltada a ciclistas na cidade. A iniciativa prevê a construção de 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, com recursos estimados em R$ 20 milhões.

Prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, durante anúncio da expansão cicloviária.
Com 14 novas estruturas, Zona Norte será a mais beneficiada (FOTOS: DIVULGAÇÃO).

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (6) e integra um conjunto de ações voltadas à mobilidade urbana e à regulamentação de modais alternativos, como bicicletas elétricas e patinetes.

Expansão até 2028

De acordo com o planejamento municipal, os novos trechos devem ser entregues até 2028. A proposta busca ampliar a malha cicloviária e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, sobretudo em regiões com menor cobertura atualmente.

A Zona Norte aparece como a principal beneficiada, concentrando parte significativa das novas estruturas previstas. A escolha dialoga com críticas recorrentes sobre a desigualdade na distribuição de ciclovias na cidade, historicamente mais presentes em áreas centrais e da Zona Sul.

Segurança e monitoramento

Além da expansão física das vias, o projeto também inclui medidas de segurança. Os novos trechos deverão contar com radares de velocidade, videomonitoramento e equipes operacionais para fiscalização do trânsito.

A iniciativa ocorre em um contexto de preocupação com acidentes envolvendo ciclistas e veículos, reforçando a necessidade de melhorias na infraestrutura e na organização do tráfego urbano.

Integração com novas regras

O anúncio foi feito em conjunto com a regulamentação do uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores na cidade. A partir de agora, os ciclomotores (veículos de 2 ou 3 rodas com motor e sem pedais) só poderão circular nas ruas, preferencialmente, pela faixa da direita. O condutor deve ter CNH categoria A, devendo o veículo estar licenciado e registrado até o dia 31 de dezembro.

As bicicletas elétricas e os patinetes terão velocidade máxima de 25 km/h, e podem circular em calçadas apenas onde houver sinalização a até 6 km/h, sempre com prioridade aos pedestres. Nas ruas, só poderão trafegar onde a velocidade máxima para carros seja de 40 km/h ou menos e não houver ciclovia próxima.

Já às 11h30 desta segunda, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) inicia a fiscalização das novas regras nas orlas de Copacabana, Ipanema, Leblon, e Barra da Tijuca de forma itinerante, focando principalmente na esquina das avenidas Isabel e Atlântica.

Mobilidade sustentável em pauta

A ampliação da malha cicloviária faz parte de uma estratégia mais ampla de incentivo à mobilidade sustentável. A proposta é estimular alternativas ao transporte motorizado individual, contribuindo para a redução de congestionamentos e impactos ambientais.

Apesar dos avanços anunciados, especialistas costumam apontar desafios históricos da cidade, como a necessidade de maior integração entre ciclovias e outros modais, além da melhor distribuição territorial dessas estruturas.

Leia mais: Adesão ao Sisan avança nos municípios e amplia políticas de segurança alimentar

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, durante anúncio da expansão cicloviária.
Com 14 novas estruturas, Zona Norte será a mais beneficiada (FOTOS: DIVULGAÇÃO).