Quilombo Santa Justina e Santa Izabel vai receber energia elétrica
Prefeitura de Mangaratiba entrega licença ambiental definitiva para instalação de rede elétrica em quilombo
Nesta sexta-feira (3), um marco histórico foi feito em Mangaratiba, com a entrega da Licença Ambiental definitiva que permitirá a instalação de uma rede de iluminação elétrica legalizada para o Quilombo Santa Justina e Santa Izabel. O prefeito Luiz Claudio Ribeiro fez a entrega em uma cerimônia que contou com a presença da secretária do Meio Ambiente, Natacha Kede, representantes da Enel e membros da comunidade quilombola.
A nova licença soluciona um impasse de décadas, autorizando a Enel a iniciar imediatamente as obras para instalação de aproximadamente 10 km de rede elétrica. Além disso, a Prefeitura de Mangaratiba forneceu todas as autorizações pendentes e notificou a empresa proprietária do terreno, comunicando o início dos trabalhos. “Estamos garantindo não apenas um direito constitucional às famílias quilombolas, mas também promovendo dignidade e realizando um reposição histórica. Nosso governo é baseado no diálogo, na construção e no respeito”, afirmou o prefeito Luiz Claudio Ribeiro.
Benefícios para a comunidade
A Secretaria de Meio Ambiente acompanhará todo o processo de instalação da rede elétrica, garantindo que as intervenções respeitem as normas ambientais. Silvio Soares, presidente da Associação de Moradores, Amigos e Amigas da Fazenda Santa Justina, celebrou a conquista: “Essa união entre comunidade e poder público era o que faltava. Agradeço imensamente por toda essa mobilização”.
Com a entrega da Licença Ambiental e o início das obras, o Quilombo Santa Justina e Santa Izabel dará um passo decisivo rumo ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social. A energia elétrica trará dignidade, melhores condições de vida e fortalecerá ainda mais a economia local, refletindo o compromisso do governo municipal com os direitos e o bem-estar da comunidade quilombola.
Sobre o Quilombo
Localizado no distrito de Mangaratiba, o Quilombo Santa Justina e Santa Izabel abriga 50 famílias e é responsável pela produção de diversos produtos da agricultura familiar, que hoje ajudam a girar a economia local. A ligação de energia trará não só dignidade aos moradores, mas também, diversos benefícios para os produtores, bem como, o desenvolvimento econômico local.
Leia mais: Mangaratiba adota esquema especial de funcionamento nas repartições
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.