Quilombo da Marambaia vai ganhar espaço cultural gastronômico

Novo espaço "Ancestralidade no Prato" valoriza tradições culinárias quilombolas

A comunidade do Quilombo da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, se prepara para inaugurar, neste sábado (8), às 10h, um novo espaço cultural e gastronômico: o “Ancestralidade no Prato”. A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e do Pacto Mangaracultura, tem como objetivo fortalecer a tradição culinária quilombola e proporcionar uma imersão na cultura local.

Prato típico da culinária quilombola
Prato típico da culinária quilombola servido no novo espaço cultural e gastronômico "Ancestralidade no Prato", no Quilombo da Ilha da Marambaia (FOTO DIVULGAÇÃO)

O “Ancestralidade no Prato” não é apenas um espaço gastronômico, mas também um projeto de resgate e valorização das memórias alimentares do quilombo. A culinária ancestral, transmitida de geração em geração, é uma expressão da identidade cultural e histórica dos povos tradicionais.

A iniciativa integra as ações do Coletivo das Cozinhas das Tradições do Fórum das Comunidades Tradicionais, que também atua no município de Mangaratiba, que busca manter vivas as receitas e técnicas culinárias ancestrais, promovendo a soberania alimentar e a identidade cultural quilombola.

Durante o evento, será lançado o curta-metragem “Sabores Quilombolas da Marambaia”, produzido por meio da Lei Paulo Gustavo, no edital Afrocine Sankofa, com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Mangaratiba e Fundação Mário Peixoto.

Programação do evento

O evento será realizado na Praia Suja, número 130, e contará com diversas atividades culturais e gastronômicas:

10h – Boas-vindas e apresentação;

12h – Cozinha das Tradições;

13h – Alimentação coletiva;

14h – Fórum das Comunidades Tradicionais;

15h – Agradecimento e encerramento.

Após a inauguração, o “Ancestralidade no Prato” estará aberto ao público mediante agendamento. Interessados poderão marcar visitas individuais ou em grupos por meio de e-mail ou telefone, que serão divulgados nas redes sociais do projeto.

Serviço

  • O quê: Inauguração do espaço cultural e gastronômico “Ancestralidade no Prato” e lançamento do curta-metragem “Sabores Quilombolas da Marambaia”.
  • Quando: Sábado, 8 de fevereiro, às 10h.
  • Onde: Praia Suja, 130 – Ilha da Marambaia.

Leia mais: Enel inicia obra para levar energia elétrica a quilombo de Mangaratiba

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Prato típico da culinária quilombola
Prato típico da culinária quilombola servido no novo espaço cultural e gastronômico "Ancestralidade no Prato", no Quilombo da Ilha da Marambaia (FOTO DIVULGAÇÃO)