Quilombo da Ilha Marambaia será inventariado
FMP leva representantes do Inepac para registrar informações para inventário de todo patrimônio imaterial no Estado do Rio de Janeiro
A presidente da Fundação Mário Peixoto (FMP), Elizabeth Antunes, acompanhou nesta quarta-feira (23), os representantes da divisão de Patrimônio Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Anderson Leon Almeida de Araújo e Leonardo Trindade Alves, a uma visita ao Quilombo da Ilha da Marambaia. A ida teve como objetivo registrar informações sobre as tradições do quilombo, danças, comidas, festejos, o dia a dia da comunidade, sua área e a relação com a Marinha, para um inventário de todo patrimônio imaterial no Estado do Rio de Janeiro.
Todo o material foi recolhido por meio de uma conversa com a presidente da Associação da Comunidade de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), Jaqueline Alves. A presidente da Fundação Mário Peixoto aproveitou o momento e discutiu com a presidente Jaqueline alguns projetos futuros, como exposição de trabalhos quilombolas no museu e o cadastro de artesãos locais.