Projeto “Um dia em Mangaratiba” chega à Trilha Imperial
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura deu início no último fim de semana ao projeto “Um dia em Mangaratiba”. De acordo com a secretaria, um grupo de 20 pessoas, formado por adultos e crianças, participou da visita guiada pela Trilha Imperial e pode conhecer mirantes, trechos históricos e as paisagens da Estrada do Atalho.
Durante o percurso, que ligou o bairro Nova Mangaratiba até a Serra do Piloto, os participantes descobriram as belezas e histórias da estrada edificada em pedras, além de ruínas, cachoeiras, mirantes, túmulos de escravos, entre outros atrativos. Segundo relatos históricos, a Estrada do Atalho tem cerca de dois quilômetros e foi construída pelas mãos de escravos. Situada em meio a mata Atlântica, e também conhecida como estrada do príncipe, foi a primeira via de ligação entre Mangaratiba e a Serra do Piloto.
O projeto ‘Um dia em Mangaratiba’ tem como objetivo incentivar o turismo na cidade e propor, por meio do guiamento, novas experiências para moradores e visitantes. Uma vez por mês o projeto, totalmente gratuito, vai percorrer pontos turísticos, históricos e patrimônios da cidade. O Guiamento foi realizado pelo condutor de trilha, Victor Pontes, além dos guias Edson Bonadiman e Francisco de Assis.