Projeto Grael forma mais 130 crianças e jovens em Muriqui
Iniciativa ensina esportes náuticos, discute preservação ambiental e realiza oficinas profissionalizantes; mais de 500 já se formaram e inscrições reabrem em janeiro
O Projeto Grael, iniciativa patrocinada pela Vale que funciona desde setembro de 2022 no Iate Clube de Muriqui, em Mangaratiba, avisa aos navegantes: continua com bons ventos. Desta vez, para comemorar a formação de mais 130 crianças e jovens, em um evento que aconteceu no último dia 12 de dezembro.
A pequena cerimônia – com brincadeiras e lanches – aconteceu na sede do projeto para comemorar a conclusão das atividades das oficinas profissionalizantes, cujo ciclo é semestral.
Os formandos receberam certificados e reconhecimento pelo empenho. Todos, inclusive o que ainda não foram aprovados, recebem certificado de participação.
Fundado pelos medalhistas olímpicos em iatismo Torben Grael, Lars Gral e Marcelo Ferreira, a iniciativa oferece aulas gratuitas para alunos de escolas públicas do município.
Leia mais: Projeto da Vale em Mangaratiba ensina esportes náuticos para alunos da rede pública
Por meio da prática de vela, natação, canoagem e de capacitações em ofícios como capotaria, carpintaria, mecânica de motores, dentre outras práticas do universo das embarcações, os alunos podem se especializar em algum esporte, se profissionalizar no segmento náutico e ainda reforçar conceitos de cidadania, educação ambiental e coletividade.
Segundo dados da assessoria do projeto, cerca de 500 crianças e jovens – de 9 a 29 anos – já se formaram.
Todo o equipamento usado pelos alunos é fornecido pelo Projeto. São barcos de diferentes tipos, como Dingues e Optimists, além de coletes salva-vidas e material de suporte.
Atualmente, a equipe com educadores, instrutores e a equipe administrativa conta com 13 profissionais.
Boas oportunidades
O Projeto Grael oferece boas oportunidades para os jovens em Muriqui.
Graças principalmente às suas oficinas de cunho profissionalizante, eles podem reivindicar trabalho no ramo náutico, que oferece boas chances não só em Mangaratiba, mas em cidades vizinhas que possuem marinas – Como Angra dos Reis e Paraty.
Também no aspecto social, esporte é sempre bom para a formação de qualquer indivíduo. No Projeto Grael, além da prática esportiva, cidadania, sustentabilidade ambiental e valores cidadãos fazem parte da lógica de aprendizado.
Cabe também lembrar que esportes náuticos são caros por causa dos equipamentos, e que a chance de se inserir nesse universo talvez não fosse viável de outra forma para esses jovens.
Como participar
Como o ciclo do projeto é semestral, as próximas 150 vagas estarão abertas a partir de 20 de janeiro de 2025 e vão até o dia 31 do mesmo mês.
A prioridade é para alunos da rede pública de ensino de Mangaratiba.
Para quem já está matriculado, a renovação é entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2025.
Os novos alunos devem levar para a inscrição, no Iate Clube de Muriqui (Avenida Beira Mar, número 2), os seguintes documentos:
- RG ou Certidão de nascimento;
- CPF do aluno;
- CPF do responsável;
- Comprovante de residência,
- Declaração Escolar 2025,
- Atestado Médico de apto para atividades físicas com data de 2025.
As aulas recomeçam no dia 17 de fevereiro.
* Participou da apuração Poliana Gomes.