Projeto contabiliza 63 mil toneladas de pescado no Estado

Entre os municípios monitorados pela atividade pesqueira estão Itaguaí e Mangaratiba

ATIVIDADE PESQUEIRA no Rio de Janeiro soma 63 mil toneladas de pescado
FOTO DIVULGAÇÃO

Os primeiros resultados do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado do Rio de Janeiro já estão disponíveis. De acordo com os estudos, 61,9% da produção fluminense é proveniente da atividade industrial e 38,1% da pesca artesanal. A produção está em quase 63 mil toneladas de pescado.

A iniciativa é fruto de parcerias do governo estadual com a Petrobras, Funbio e Fundepag, executada pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à Secretaria de Agricultura.

“O monitoramento da pesca é o primeiro passo para um ordenamento pesqueiro adequado, que olhe a pesca como uma atividade complexa, composta pela parte ecológica, social e econômica”, explicou a coordenadora de Pesca da Fiperj, Ana Bevilacqua.

O projeto permite que se obtenha dados sobre produção, espécies capturadas, tipos de embarcações, aparelhos utilizados para a pesca, além de informações socioeconômicas das comunidades.

Com o trabalho foram monitorados os municípios de Cabo Frio; Arraial do Cabo; Araruama; Saquarema; Maricá; Niterói; São Gonçalo; Itaboraí; Magé; Duque de Caxias; Rio; Itaguaí; Mangaratiba; Angra dos Reis; Paraty; São Francisco de Itabapoana; São João da Barra; Campos dos Goytacazes; Quissamã; Macaé; Rio das Ostras; e Armação dos Búzios. Na pesca industrial, os municípios com maior produção são Niterói; São Gonçalo; Angra dos Reis; Cabo Frio; e São João da Barra.

Já na atividade artesanal se destacaram as cidades de São Francisco de Itabapoana; Angra dos Reis; Niterói; Cabo Frio; e Macaé.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com