Programa Lixo Zero lançado em Mangaratiba
Iniciativa propõe nova maneira de lidar com o desperdício, reduzindo a geração de resíduos sólidos, incentivando a reciclagem e promovendo a gestão sustentável dos detritos
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba lançou o Programa Mangaratiba Lixo Zero. O termo de compromisso teve assinatura na quinta-feira (17), na Praça Robert Simões. O evento contou com oficinas, exposições interativas, doação de mudas de plantas, e atrações culturais.
O Programa Mangaratiba Lixo Zero propõe uma nova maneira de lidar com o desperdício. A iniciativa visa reduzir a geração de resíduos sólidos, incentivar a reciclagem e promover uma gestão sustentável dos detritos em Mangaratiba, através da reutilização, reciclagem e compostagem. A principal meta do programa é garantir para Mangaratiba o título de ‘cidade lixo zero’, até o ano de 2032.
Busca de cidade sustentável
O prefeito Luiz Claudio Ribeiro participou do lançamento. “Estamos orgulhosos em lançar o Programa Lixo Zero em nossa cidade. Este é o primeiro passo em busca de uma cidade limpa, sustentável, e que se preocupa, cuida e separa recicláveis, orgânicos e rejeitos. Não podemos deixar de parabenizar a equipe do Meio Ambiente e os coletores de recicláveis que estão trabalhando em prol dessa meta. Contamos com vocês”, afirmou ele. O lançamento contou com a presença da secretária de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Natacha Kede; da presidente da CoopMangaratiba, Maria da Conceição Menezes; e da representante nacional do Programa Lixo Zero, Luíza Denardin.
Início por secretarias e escolas municipais
Para alcançar a meta Lixo Zero, o programa vai começar inicialmente nas secretarias da prefeitura e nas escolas municipais. Logo após, chegará a empresas e grandes geradoras de resíduos, e por último nos domicílios da cidade. Os resíduos (recicláveis, orgânicos e rejeitos) serão separados e levados através da coleta realizada porta a porta, ou através dos Pontos de Entrega Voluntária espalhados em todos os distritos, já a partir do próximo mês. Voluntários do projeto acompanharão e ensinarão o cumprimento de todas as etapas da ação, passando pela separação dos resíduos, classificação, até a execução da metodologia no dia a dia dos locais envolvidos.