Preso acusado de tráfico de drogas via Porto de Itaguaí
FLAGRANTE Uma operação da Polícia Civil prendeu na segunda-feira, em um apartamento no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, um homem acusado de traficar drogas para a Europa. De acordo o delegado Felipe Curi, da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), o homem de 42 anos é foragido da Justiça Federal e, em nome do acusado, há três mandados de prisão por crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.
Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito foi apontado em investigação da Polícia Federal como chefe de uma quadrilha responsável pela exportação de cocaína em contêineres para o continente europeu. A droga vinha de São Paulo para o Rio e era embarcada para fora do Brasil pelo Porto de Itaguaí.
O bando usava uma empresa de fachada de exportação de plantas ornamentais para camuflar o transporte da droga. Cada contêiner seguia viagem com cerca de 250 quilos de cocaína, que valiam aproximadamente R$ 30 milhões ao chegar à Europa.
De acordo com Ministério Público Federal, antes de a droga ser apreendida, em Itaguaí, a cocaína havia sido transportada num caminhão que carregava argila. O entorpecente estava acondicionado em meio aos vasos de plantas.