Prefeitura e PMERJ realizam reintegração de posse no Parque Cunhambebe
Com base na decisão judicial expedida nesta segunda-feira (11) pelo Fórum da Comarca de Mangaratiba, oficiais de justiça em conjunto a PMERJ e apoio da Prefeitura Municipal iniciaram a reintegração de posse da área invadida do Parque Estadual Cunhambebe, no Sahy.
A decisão atende um pedido da Prefeitura de Mangaratiba que solicitou a retomada da área que foi invadida no último dia 13 de maio por um grupo organizado que se autointitula indígena. Cerca de 30 pessoas estavam na ocupação nesta segunda-feira. A Funai já se manifestou sobre o caso e não reconhece o movimento como de povos originários.
Na operação, que ainda está em curso, agentes desmobilizam barracas e edificações erguidas em área de proteção ambiental. Houve recolhimento de armamentos, diversos utensílios, fiações, máquina de lavar, dentre outros itens. Até o momento uma pessoa foi detida por desacato de autoridade. A mobilização reúne policiais militares, oficiais de justiça, agentes do Inea, das Secretarias de Segurança e Trânsito, Ordem Pública e Serviços Públicos.