Prefeitura de Mangaratiba promove ação em prol dos direitos LGBTQIA+
Nesta quinta-feira (18), profissionais da rede pública da Prefeitura de Mangaratiba participaram da 1ª Jornada Formativa LGBTQIA+ do município. Promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e o Centro de Cidadania LGBT (Capital II), a ação visa promover e garantir os direitos da comunidade LGBTQIA+.
Durante o evento, a equipe do Programa Arte Viva da Secretaria de Saúde apresentou um mapa da violência contra essas pessoas na cidade e destacou o trabalho realizado pela prefeitura no município. Em seguida, Karol Ferreira, coordenadora do Centro de Cidadania LGBT (Capital II), apresentou o programa de Lei “Rio Sem LGBTI+fobia”, que desenvolve diversas políticas públicas para combater a violência e discriminação contra lésbicas, gays, travestis, transexuais e pessoas intersexuais.
A subsecretária de Direitos Humanos de Mangaratiba, Ione Santos, ressaltou que a formação tem como objetivo iniciar a construção efetiva de uma política pública para a comunidade LGBTQIA+ na cidade. “Nosso foco é trabalhar de forma integrada para promover ações eficazes em prol do público LGBTQIA+. Este encontro reforça a importância do diálogo interdisciplinar e interinstitucional para alcançar esse objetivo”, afirmou.
O evento, realizado no Centro Cultural Cary Cavalcanti, também contou com a participação de Adriana Dahan, subsecretária de Assistência Social, de representantes do Movimento Arco Iris da Costa Verde e de outras autoridades.