Prefeitura de Mangaratiba lança “Programa Mangaratiba Lixo Zero”

Iniciativa pretende reduzir a geração de resíduos sólidos no município em direção a um futuro limpo, consciente e sustentável

A cidade de Mangaratiba dará início a uma nova era sustentável. Nesta quinta-feira (17), a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba, lança o Programa Mangaratiba Lixo Zero. O evento aberto ao público acontecerá na Praça Robert Simões, a partir das 9h. Estarão presentes o prefeito Luiz Cláudio Ribeiro e os secretários municipais e representantes de diferentes setores da comunidade.

Praça Robert Simões, local do lançamento do Programa Mangaratiba Lixo Zero.
Prefeitura de Mangaratiba lança Programa Mangaratiba Lixo Zero (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)

O evento é o primeiro passo para Mangaratiba responsabilizar-se pelo desperdício, além de incentivar a reciclagem e promoção de uma gestão sustentável dos resíduos sólidos. A iniciativa verde usará técnicas de reutilização, reciclagem e compostagem de substratos recicláveis, orgânicos e rejeitos. No lançamento, o público poderá participar de oficinas educativas, exposições interativas e ainda receber mudas de plantas para estimular a conscientazação ambiental. A ideia é mostrar, de forma lúdica e acessível, as diretrizes do programa e cativar o envolvimento da população nas ações e desafios para o descarte consicente.

O foco da ação é a redução na origem. Para alcançar a meta “lixo zero”, ou seja, a conservação dos recursos no ciclo da economia circular, os moradores devem entender como reaproveitar os materiais em práticas diárias. Em incentivo, haverá coleta seletiva de resíduos feita porta a porta e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados e localizados em cada distrito da região. Assim, é possível reaproveitar os materiais, valorizar a reciclagem e a compostagem para mudança de hábitos na cidade.

Proteção e Recuperação ambiental

Em busca do engajamento ambiental, recentemente a Prefeitura também lançou a iniciativa Viva Rio do Saco, projeto de recuperação e proteção das faixas marginais dos rios do município para reduzir em 80% o esgoto irregular. A ideia também amplia-se a reestruturação de áreas desmatadas através de biodigestores, um equipamento acelerador no processo de decomposição de matéria orgânica mediante a ausência de oxigênio. Da mesma forma, a ação estimula a população com a consciência dos recursos hídricos para conservação do ecossistema local com atividades socioeducativas e ambientais.

Leia mais: Sala do Empreendedor de Mangaratiba conquista prêmio do Sebrae

*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Praça Robert Simões, local do lançamento do Programa Mangaratiba Lixo Zero.
Prefeitura de Mangaratiba lança Programa Mangaratiba Lixo Zero (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)