Prefeitura de Mangaratiba lança “Programa Mangaratiba Lixo Zero”

Iniciativa pretende reduzir a geração de resíduos sólidos no município em direção a um futuro limpo, consciente e sustentável

A cidade de Mangaratiba dará início a uma nova era sustentável. Nesta quinta-feira (17), a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba, lança o Programa Mangaratiba Lixo Zero. O evento aberto ao público acontecerá na Praça Robert Simões, a partir das 9h. Estarão presentes o prefeito Luiz Cláudio Ribeiro e os secretários municipais e representantes de diferentes setores da comunidade.

Praça Robert Simões, local do lançamento do Programa Mangaratiba Lixo Zero.
Prefeitura de Mangaratiba lança Programa Mangaratiba Lixo Zero (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)

O evento é o primeiro passo para Mangaratiba responsabilizar-se pelo desperdício, além de incentivar a reciclagem e promoção de uma gestão sustentável dos resíduos sólidos. A iniciativa verde usará técnicas de reutilização, reciclagem e compostagem de substratos recicláveis, orgânicos e rejeitos. No lançamento, o público poderá participar de oficinas educativas, exposições interativas e ainda receber mudas de plantas para estimular a conscientazação ambiental. A ideia é mostrar, de forma lúdica e acessível, as diretrizes do programa e cativar o envolvimento da população nas ações e desafios para o descarte consicente.

O foco da ação é a redução na origem. Para alcançar a meta “lixo zero”, ou seja, a conservação dos recursos no ciclo da economia circular, os moradores devem entender como reaproveitar os materiais em práticas diárias. Em incentivo, haverá coleta seletiva de resíduos feita porta a porta e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados e localizados em cada distrito da região. Assim, é possível reaproveitar os materiais, valorizar a reciclagem e a compostagem para mudança de hábitos na cidade.

Proteção e Recuperação ambiental

Em busca do engajamento ambiental, recentemente a Prefeitura também lançou a iniciativa Viva Rio do Saco, projeto de recuperação e proteção das faixas marginais dos rios do município para reduzir em 80% o esgoto irregular. A ideia também amplia-se a reestruturação de áreas desmatadas através de biodigestores, um equipamento acelerador no processo de decomposição de matéria orgânica mediante a ausência de oxigênio. Da mesma forma, a ação estimula a população com a consciência dos recursos hídricos para conservação do ecossistema local com atividades socioeducativas e ambientais.

Leia mais: Sala do Empreendedor de Mangaratiba conquista prêmio do Sebrae

*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com