Prefeitura de Mangaratiba e Sebrae entregam Plano Municipal do Turismo
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e o Sebrae.RJ, concluíram na quinta-feira (7) a entrega do aguardado Plano Municipal de Turismo (PLAMTUR). O resultado de um esforço conjunto ao longo de um ano e meio, o documento colaborativo tem como propósito estruturar e impulsionar o potencial turístico de Mangaratiba de maneira sustentável e qualificada.
O PLAMTUR, elaborado com a participação ativa de empresários, agentes públicos, entidades locais e moradores, servirá como guia para a implementação de ações e políticas públicas direcionadas ao setor pelos próximos dez anos. O documento completo engloba diagnósticos, missão, visão, valores, projetos de infraestrutura, sinalização, gestão e qualificação, estratégias de marketing, estruturação e segmentação turística, além de estabelecer metas a serem atingidas até 2034, entre outros.
Fernando Luiz da Matta, secretário municipal de Turismo e Cultura, destacou a importância do PLAMTUR, afirmando: “Agora os projetos para o turismo de Mangaratiba não vão se perder com a mudança de gestão. Esse plano, elaborado com a expertise da equipe do SEBRAE, deixa um legado para a cidade, o trade turístico e todos os empreendedores do setor, que terão metas a cumprir pelos próximos dez anos, garantindo que a política pública para o turismo aconteça de verdade. Nosso objetivo é colocar Mangaratiba no ranking dos municípios turísticos mais procurados e visitados do estado”, ressaltou.
A execução das diretrizes delineadas no PLAMTUR será supervisionada pelo Conselho Municipal de Turismo e acompanhada pelos consultores do SEBRAE. Thaissa Araújo, da Comissão de Turismo do Sebrae, expressou seu orgulho pela parceria, ressaltando que a conclusão deste plano é apenas o primeiro de uma série de avanços previstos para o próximo ano.
NOVA IDENTIDADE VISUAL DO TURISMO
Durante o evento, foi revelada a nova identidade visual do Turismo Mangaratiba, desenvolvida colaborativamente pelo Sebrae. A marca, que busca representar o município no cenário estadual, foi concebida com base em princípios de preservação, sustentabilidade, valorização dos atrativos, patrimônios, cenários e natureza.
O subsecretário de Turismo, Washington Santos, a coordenadora Regional da Costa Verde do Sebrae, Thuane Rodrigues, e a representante do Conselho de Turismo, Liana Maria, também marcaram presença no evento, que contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais, do trade turístico, entidades e empresários.