Prefeitura de Itaguaí promove força-tarefa pela saúde dos idosos
Na sexta-feira (27), a Prefeitura de Itaguaí – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – promoveu no Centro Municipal de Especialidades (Cemes) uma ação com foco na população idosa, que recebeu orientações a respeito da avaliação multidimensional.
Os idosos que aguardavam consulta com o geriatra no Cemes receberam orientações, além encaminhamento para realizar a avaliação multidimensional na unidade de saúde mais próxima de casa, onde receberão a caderneta de saúde da pessoa idosa, com validade de cinco anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a avaliação multidimensional é uma iniciativa nacional, cujo objetivo é conhecer as condições de saúde para que sejam traçadas estratégias para a qualidade de vida das pessoas idosas.
Outro objetivo é ajudar a população a atingir idades avançadas com independência e autonomia. A iniciativa avalia as questões clínicas e funcionais.
“É como o idoso está realizando a atividade de vida diária: tomar banho sozinho, ir ao mercado. Avaliamos se apresenta sintomas de esquecimento, por exemplo. Resumindo: conhecendo melhor as condições de saúde da pessoa idosa”, explica o secretário de saúde, Carlos Zóia.
PERFIL E RECADASTRAMENTO
Coordenadora do programa do idoso, Danielle Aparecida acrescenta:
“A gente faz uma roda de saúde, conversa com os idosos que vêm para o geriatra e encaminha os que ainda não passaram pela avaliação multidimensional do idoso”.
Ela acentua que a avaliação ampla permite ter um panorama do perfil desses idosos, fazer o recadastramento. Além disso, para incentivá-los ao autocuidado, é entregue um kit com bolsa, garrafinha lanche saudável como forma de motivá-los a fazer caminhada e ter uma vida mais ativa.
Em Itaguaí, mais de 1.110 idosos já foram avaliados. A prefeitura avisa que a SMS pretende atingir toda população idosa cadastrada nos postos de saúde. Segundo o IBGE, no município a população da terceira idade chega a quase 13 mil.