Prefeitura de Itaguaí lança projeto “Coral nas Escolas”

Objetivo é estimular cultura musical na rede pública de ensino e revelar talentos musicais entre os alunos

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Educação, lançou o projeto “Coral nas Escolas – Vozes da Gente. A iniciativa visa integrar a música ao ambiente escolar como ferramenta pedagógica. O projeto busca estimular a criatividade, a expressão e a socialização dos alunos. Também busca valorizar a cultura brasileira e revelar talentos musicais na rede municipal.

Com o objetivo de incorporar a música aos currículos escolares, o programa já conta com 28 unidades participantes. Esse número inclui três Escolas Municipais de Educação Infantil. Todas as escolas que atendem alunos do Pré-I ao 9º ano podem participar, o que inclui crianças a partir dos 4 anos de idade. Com a divulgação do projeto pelas escolas, os alunos podem se inscrever diretamente com a equipe da unidade. Com o envolvimento da comunidade escolar e o entusiasmo dos participantes, o projeto promete ser um marco cultural e educacional na rede municipal de Itaguaí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Música e educação

A música é um importante recurso no aprendizado e traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos alunos. Estudos mostram que a prática do canto coral melhora a concentração, trabalha a disciplina, desenvolve a autoconfiança e promove a inclusão. No Coral nas Escolas, a proposta é utilizar esse potencial para aproximar os estudantes da música popular brasileira. A ideia é também resgatar grandes compositores e estilos que marcaram gerações. O programa também estimula a integração entre as escolas da rede municipal. Assim, possibilita troca de experiências entre os alunos e fortalece o vínculo com a cultura.

Formação para agentes

Cada escola participante indica um servidor da unidade para atuar como agente de canto coral, que terá papel fundamental no desenvolvimento do projeto. Esses profissionais participarão de encontros mensais de capacitação promovidos pela Secretaria de Educação. A primeira formação será dia 27 de março, de modo a garantir que as unidades estejam preparadas para conduzir o coral com qualidade e entusiasmo.

Apresentações e eventos

Os corais escolares farão apresentações no contexto dos projetos pedagógicos das próprias escolas, e podem ser abertas à comunidade escolar. Além disso, os alunos terão a oportunidade de se apresentar em encontros de corais, o que promove a integração entre as unidades participantes. O primeiro grande evento já tem previsão para acontecer: setembro. Será uma homenagem especial à Jovem Guarda, um dos movimentos mais marcantes da música brasileira.

Leia também: Prefeitura de Itaguaí reinaugura creche José Antônio Carrasco

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com