Prefeitura de Itaguaí entrega carteiras para identificação de pessoas portadoras de autismo
A prefeitura de Itaguaí realizou, na terça-feira (27), uma cerimônia no Teatro Municipal para entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Segundo a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, 150 moradores, previamente inscritos, receberam o documento, que consta na Lei Federal 13.977/2020 – conhecida como “Lei Romeo Mion”, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion.
De acordo com o Governo Federal, o objetivo do documento é oferecer mais segurança e autonomia aos beneficiários do serviço. A carteira deve conter as seguintes informações: a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e um contato de emergência. É possível incluir ainda dados do representante legal/cuidador.
Alguns responsáveis presentes no evento comemoraram a entrega do documento: “Tenho certeza de que essa carteirinha vai ajudar muito a ter menos julgamentos. As pessoas vão ter mais tolerância e empatia”, disse Marcela Rodrigues, moradora do bairro Mangueira e mão de Daniel, de 6 anos.
Marinete Oliveira, moradora de Chaperó e mãe de Murilo, 15 anos, seguiu na mesma linha: “Com a carteirinha, as pessoas terão um olhar diferente, além de facilitar a entrada em alguns lugares”, observou.
COMO SOLICITAR A CARTEIRA
Para fazer o requerimento do documento, o responsável deve comparecer à Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua General Bocaiúva, número 880 (em frente ao restaurante Gusto). Na Subsecretaria de Pessoa com Deficiência, é necessário apresentar a seguinte documentação:
– CPF
– RG
– Foto 3×4
– Cartão do SUS
– Comprovante de residência
– Laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças)
– Telefone de contato
– Tipo sanguíneo
– E-mail do responsável
– RG do responsável
– CPF do responsável