Prefeitos da Costa Verde voltam a se reunir em prol do turismo na região
Itaguaí, Angra, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro assinam protocolo de intenções para formar Consórcio Intermunicipal de Turismo
Unir forças pelo turismo na Costa Verde. Esse foi o lema da reunião entre prefeitos de Angra do Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, realizada no final da tarde de terça-feira (4), na Prefeitura de Itaguaí. Os prefeitos Haroldo Jesus (interino – Itaguaí); Luiz Claudio (Mangaratiba); Babton Biondi (Rio Claro); e Cláudio Ferreti (Angra dos Reis) reafirmaram o compromisso de atuarem juntos em prol do turismo da região. O prefeito de Paraty, Zezé Porto, não pôde comparecer, mas enviou o secretário de Turismo, Eduardo Calegário Mello, para representá-lo.
Foi a segunda reunião para tratar da criação de um Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde, acolhendo ideia do prefeito de Angra dos Reis. O primeiro encontro para tratar do tema foi realizada naquela cidade, no dia 16 de janeiro. A proposta de Ferreti é integrar os destinos e fazer com que o turista permaneça mais tempo na região.
Costa Verde como um só produto
Além disso, a ideia inclui trabalhar a Costa Verde como um só produto, principalmente fora do país. A força política pode alavancar investimentos e políticas públicas específicas, além de atrair novos negócios. Haroldo Jesus, prefeito interino de Itaguaí, celebrou o encontro. “Juntos, com certeza, temos mais condições de criar políticas públicas mais eficientes para dinamizar o turismo na região. Assim, promovermos desenvolvimento. A cadeia do turismo é muito poderosa para movimentar a economia, e todos têm a ganhar com isso”.
Agenda no ministério
Na próxima semana os chefes do Executivo vão participar do Encontro Nacional dos Prefeitos, em Brasília. Eles devem aproveitar a ocasião para se reunir com o ministro do Turismo, Celso Sabino. Em pauta, o Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde (CITCV)e a busca pelo apoio federal para que haja um impulso no turismo local. Para a criação do CITCV, os municípios vão encaminhar minutas para as suas respectivas Câmaras Municipais.
Leia também: Sessão solene marca início dos trabalhos na Câmara de Itaguaí