Prefeito recebe mães atípicas para discutir inclusão em Itaguaí

Reunião no gabinete debateu terapias, projetos de atendimento e criação da Casa do Autista no município

O prefeito de Itaguaí, Haroldo Jesus (PDT), recebeu nesta semana um grupo de mães atípicas no gabinete da prefeitura para discutir inclusão e políticas públicas voltadas a crianças com necessidades especiais. O encontro reuniu famílias, representantes do Legislativo e integrantes da gestão municipal.

Prefeito Haroldinho Jesus se reúne com mães atípicas, vereadores e representantes para discutir políticas de inclusão e atendimento a crianças atípicas em Itaguaí (Foto: divulgação / PMI)

Durante a reunião, mães apresentaram demandas relacionadas ao acesso a terapias, atendimento especializado e suporte às famílias. Além disso, o grupo relatou desafios enfrentados no dia a dia no acompanhamento de crianças atípicas. O encontro abriu espaço para diálogo direto entre as famílias e o poder público.

Demanda por terapias e atendimento especializado

As mães relataram dificuldades no acesso a terapias e serviços especializados. Em seguida, o grupo discutiu possíveis caminhos para ampliar o atendimento no município. Durante a conversa, os participantes analisaram a possibilidade de parcerias com clínicas para ampliar a oferta de terapias. 

Ao mesmo tempo, representantes da prefeitura apresentaram informações sobre ações em andamento voltadas ao atendimento de crianças com necessidades específicas. 

Outro tema da reunião foi o projeto Conviva. A iniciativa prevê acompanhamento e suporte para crianças que precisam de atenção especializada. Assim, a proposta busca fortalecer a rede de apoio às famílias.

Casa do Autista entra na pauta

Além disso, o encontro abordou a criação da chamada Casa do Autista. O projeto pretende ampliar a rede de atendimento no município e oferecer um espaço voltado a acompanhamento especializado.

Mães atípicas participam de reunião na prefeitura de Itaguaí para apresentar demandas e discutir melhorias no atendimento a crianças com necessidades especiais (Foto: divulgação / PMI)

A reunião contou com a presença das vereadoras Karine Brandão (PDT), Rachel Secundo (PODE) e Paty Bumerangue (PODE). Também participou do encontro a secretária municipal de Assistência Social, Samyta Costa.

Segundo o prefeito Haroldinho Jesus, o encontro teve como foco ouvir diretamente as famílias. Para ele, o diálogo ajuda a identificar prioridades para as políticas públicas.

“Receber essas mães foi um momento importante de escuta. Quem vive essa realidade diariamente aponta os caminhos para avançarmos na inclusão”, afirmou.

Prefeitura pretende ampliar diálogo

A prefeitura informou que pretende manter o diálogo com mães e familiares de crianças com necessidades especiais. A gestão municipal também pretende utilizar as demandas apresentadas para orientar novas ações de inclusão.

Novos encontros devem ocorrer para discutir projetos e ampliar políticas públicas voltadas ao atendimento das crianças e ao suporte às famílias no município.

Leia mais: Cineteca exibe curta ItaBattle em Itaguaí

Beatriz Freitas

Beatriz Freitas é jornalista e redatora no Jornal Atual. Acredita na comunicação com propósito e busca dar voz a quem mais precisa ser ouvido.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo