PortosRio, gestora do Porto de Itaguaí, se filia a associação internacional
A PortosRio (antiga Docas do Rio) é a mais nova integrante da Iala (sigla em inglês para Associação Internacional de Sinalização Marítima). A autoridade portuária, responsável pela gestão dos portos de Itaguaí, Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis, anunciou a filiação na categoria de membro associado, cujo processo começou em setembro, quando a companhia já havia sido aceita provisoriamente pela entidade.
Segundo a PortosRio, o ingresso na Iala reflete positivamente em projetos que estão em desenvolvimento nos portos de Itaguaí, Niterói e Rio. Especialmente, o VTMIS (sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), que tem previsão de conclusão da primeira etapa para o primeiro trimestre de 2023.
LEIA MAIS
Docas do Rio muda nome para PortosRio e lança nova marca
Autoridade global na área de navegação e com especialistas em diversos países, a Iala atua na formação, treinamento e certificação de profissionais que trabalham em atividades ligadas a auxílios à navegação em geral . Por isso, a importância de tê-la como parceira: “A participação na Iala é importante para a adoção das melhores práticas relacionadas aos auxílios à navegação e, portanto, para o sucesso do projeto no complexo portuário fluminense”, complementa Marcelo Villas-Bôas, gestor de VTMIS da PortosRio.
VTMIS
De acordo com a PortosRio, este sistema de auxílio eletrônico à navegação aumenta a segurança em áreas de intenso tráfego de embarcações. O mecanismo protege não apenas os profissionais, mas também o meio-ambiente.
Além disso, o VTMIS reúne outras diversas finalidades. Por exemplo, proporcionar uma maior eficácia do transporte de cargas; otimizar recursos e infraestrutura; e organizar o tráfego aquaviário em áreas portuárias, canais de acesso e fundeadouros.