CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Porto Sudeste investe em sistema para tratamento e reaproveitamento de águas

Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Porto Sudeste reconhece e reafirma seu compromisso com a preservação desse recurso natural, que é fundamental para todo o Planeta. Por meio de tratamento e reutilização de águas pluviais e de efluentes sanitários, a empresa reduz o consumo de água nova, aquela proveniente de poços subterrâneos, em suas atividades, e diminui ainda mais os riscos de poluição das águas e a pressão hídrica sobre o ecossistema.

“O terminal já foi projetado com sistemas de captação e tratamento de água da chuva. Ano passado, instalamos nossa própria estação de tratamento de esgoto para reduzir ainda mais a necessidade do uso de água dos poços. Além de aumentar o consumo de água de reúso, garantimos o fechamento do ciclo de efluentes dentro do terminal, evitando descarte fora de nossas dependências”, explicou Bernardo Castello, gerente de meio ambiente do Porto Sudeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As Estações de Tratamento e Reuso de Águas Pluviais (ETRAP’s) contam com sistemas de drenagem separados, que isolam a água da chuva que flui pelas encostas e morros (água limpa) daquela que flui pelos pátios de estocagem (água com efluente industrial). A instalação da Estação de Tratamento de Esgoto/Efluente Sanitário (ETE), integrada ao sistema de água industrial, aumentou ainda mais a utilização de água de reúso na operação, o que reduziu drasticamente o consumo de água subterrânea, disponibilizando mais recurso para o entorno, ecossistema e comunidade. 

A água industrial – No terminal, a água industrial é fundamental para garantir os controles ambientais. Ela é utilizada, por exemplo, na umectação de vias internas e na aspersão das pilhas de material estocado, contendo a emissão de poeira, e em toda limpeza da área operacional. 

NÚMEROS DO PORTO SUDESTE

Com o programa de reutilização da água industrial, o Porto Sudeste conseguiu, em 2022, reaproveitar 80% da água tratada da chuva e de efluentes sanitários. Isso corresponde a 23 mil m3 de água nova não consumida em um mês. Um volume que pode abastecer até 1.045 famílias de quatro pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O recorde de reutilização é de 99%, alcançado em setembro de 2021. Nesse início de 2023, a marca já chega aos 95%. Com uma atuação alinhada ao #ODS6 da Agenda 2030 da #ONU, que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, esses números reforçam o cuidado do Porto Sudeste com a preservação do mais importante bem natural do planeta. 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com