Porto Sudeste colabora com ATP para índice ambiental de 2022
O Porto Sudeste, terminal portuário privado localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, tem como prazo o próximo dia 15 para preencher o questionário online do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2022. O pedido é da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).
Segundo a ATP, o IDA não é um instrumento de fiscalização, mas, sim, uma ferramenta oficial que auxilia no aperfeiçoamento da gestão de portos públicos e privados no Brasil.
A solicitação do IDA aconteceu no último dia 28, em uma live, que contou com a participação de representantes do Comitê de Sustentabilidade da ATP (Sustentar).
No encontro virtual, um dos que chamaram atenção para a importância do índice foi Ulisses Oliveira, vice coordenador do Sustentar e diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Porto Sudeste. Ele destacou que o IDA proporciona aos portos a possibilidade de unir eficiência e responsabilidade socioambiental.
Dentre os indicadores analisados no IDA, estão a situação do licenciamento ambiental; a qualidade dos técnicos; a prevenção de riscos; o atendimento a emergências; o gerenciamento de resíduos dos portos; a qualidade e a eficiência no uso de energia; o monitoramento da fauna e flora; e os planos de contingência de saúde.