Porto de Itaguaí é o 2ª maior em movimentação de cargas no ano de 2021 entre os portos públicos do país
O Porto de Itaguaí e o Porto do Rio de Janeiro ficaram na segunda e nona posições, respectivamente, do ranking dos dez maiores portos públicos em movimentação de cargas, no ano de 2021. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados recentemente.
Com o bom desempenho dos seus dois maiores portos, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), autoridade portuária que também administra os portos de Niterói e Angra dos Reis, possui o segundo maior complexo portuário público do país em volume movimentado.
O MAIOR NA CATEGORIA
Sobre o Porto de Itaguaí, que já se consolidou como o maior porto público na movimentação de minério de ferro, o relatório da agência reguladora aponta que foram movimentadas 51,7 milhões de toneladas, um incremento de 11,9% em comparação com 2020. Ainda de acordo com o painel estatístico, o Porto do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 27,53%, em relação ao ano de 2020.
Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “o resultado positivo é reflexo do trabalho sério desenvolvido pela companhia e pelos parceiros da cadeia logística de comércio exterior, que vêm atuando no objetivo comum de melhorar a infraestrutura portuária e incrementar a movimentação de cargas, e a tendência é de que o ritmo de crescimento se mantenha este ano”, diz.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
O diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas, Jean Paulo Castro e Silva, acredita que a posição alcançada pela companhia evidencia a importância do seguimento nas relações comerciais do país. “Ser a segunda maior autoridade portuária do país em termos de volume movimentado mostra a relevância da empresa para o setor portuário nacional e para o comércio exterior brasileiro”, ressalta o diretor.
Dos 51,7 milhões de toneladas movimentadas no Porto de Itaguaí, 44,8 milhões foram de minério de ferro, o que corresponde a 87% do total e a um aumento de 11,7% em relação ao total de minério movimentado em 2020. Destaca-se também o aumento de 44% na movimentação de carga conteinerizada no Porto do Rio de Janeiro. Vale mencionar ainda o incremento de 38% na importação de trigo.
O Estatístico Aquaviário da Antaq é uma ferramenta online de utilidade pública para consulta de dados atualizados do setor aquaviário, com informações sobre movimentação portuária, navegações de longo curso e cabotagem, atracações de navios, tarifas, indicadores e tempos operacionais de navios. O painel pode ser acessado pelo link: http://anuario.antaq.gov.br