Polícia identifica extração mineral sem licença em Mangaratiba
A partir de uma denúncia ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (Parque da Juatinga) identificaram uma atividade irregular de extração mineral em Mangaratiba. A ocorrência se deu nesta segunda-feira (8), na Praia Alta, próximo à Rodovia Rio Santos (BR-101).
Ao chegar ao local, a equipe verificou cinco metros cúbicos de pedras já retiradas e cortadas na subida do bairro – confira no vídeo abaixo. Os agentes, no entanto, não encontraram o morador que seria responsável pela extração sem licença.
Por se tratar de área de preservação permanente, com inclinação de 45º (e tipificação na Lei Federal 12.651/12) a atividade precisaria estar amparada em algum tipo de controle ambiental e com uma placa de identificação. Como os policiais não fizeram tais constatações, registraram a ocorrência na 165ª DP (Mangaratiba).
A Polícia Ambiental pede aos cidadãos que denunciem irregularidades pelo programa Linha Verde nos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) e (21) 2253-1177. O serviço também está disponível na Internet, pelo aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”; WhatsApp (21 99973-1177); site do Disque Denúncia; ou Facebook do Linha Verde. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.