PODCAST ATUAL: Prefeito de Itaguaí lembra trajetória e revela conquistas na interinidade
Haroldo Jesus falou sobre série de vitórias administrativas em apenas em 23 dias de gestão, relacionou projetos, acentuou a vontade política da equipe e anunciou que pode, sim, ser candidato em eventual eleição suplementar
Mesmo em dias de agendas concorridíssimas, com audiências no Rio de Janeiro e em Brasília, onde foi recebido, respectivamente, pelo governador Cláudio Castro, por ministros e pelo secretário de Relações institucionais da Presidência da República (leia matéria na página 5), o prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Jesus, o Haroldinho, foi o entrevistado do Podcast Atual na quinta-feira (23), quando foi entrevistado pelos jornalistas Marcelo Godinho, Renato Reis e Welington Campos.
Trajetória, realidade atual e futuro
Na conversa, Haroldinho falou sobre série de vitórias administrativas em apenas em 23 dias de gestão, relacionou projetos e acentuou a vontade política da equipe. Questionado por Marcelo Godinho durante a conversa, Haroldinho também anunciou que pode, sim, ser candidato em eventual eleição suplementar.
Marcelo Godinho iniciou o podcast lembrando a trajetória familiar, social e política de Haroldinho. Citou sua formação, a passagem pelo Legislativo itaguaiense, como vereador e presidente, até chegar à interinidade como prefeito, decorrência do impedimento do então candidato Rubão. Marcelo lembrou que desde que assumiu a interinidade, Haroldinho enfrenta o desafio de liderar a cidade num momento de transição até convocação da eleição suplementar.
Opção pela meritocracia na gestão pública
No Podcast Atual, o prefeito interino compartilhou os desafios enfrentados nos primeiros 23 dias de gestão, quando teve que enfrentar questões delicadas. Citou como exemplo o fato de a municipalidade não ter à época recursos suficientes para pagar atrasados dos funcionários. Isso porque não encontrou no caixa da prefeitura os recursos que o gestor anterior disse que havia disponíveis. Haroldinho também falou sobre suas metas até a conclusão do mandato temporário e elencou uma série de medias que teve que tomar para fazer a cidade retomar a normalidade política.
O prefeito interino falou sobre a montagem da equipe de governo, com novos e antigos nomes. Acentuou que o critério adotado foi o da meritocracia, introduzindo um hábito não muito comum em se tratando da história de Itaguaí. Haroldinho destacou ainda a série de contatos que introduz em sua agenda, de modo a fazer frente aos desafios que encontrou. Citou, por exemplo, a recente agenda em Brasília, com reuniões das quais saiu com a liberação de recursos fundamentais para a cidade. Ele lembrou que esse dinheiro já conquistado vai beneficiar o município mesmo após sua interinidade, com quem quer que seja o prefeito.
Obras e projetos na pauta
Haroldinho falou sobre ações em favor da valorização de Coroa Grande. Citou como exemplo a ampliação da faixa de areia, aproveitando o material proveniente do aprofundamento do calado do canal de acesso ao Porto de Itaguaí. Disse que o fato de o pai, Beto da Reta, ser o superintendente complexo será fundamental para facilitar as parcerias do porto com a cidade. A conversa também incluiu assuntos como emissão de alvará, código ambiental municipal, facilidade para atrair empregos, relação com os empresários, intervenções programadas em diversos setores.
Haroldinho citou, a reforma do Hospital Municipal São Francisco Xavier, a retomada o Hospital Nossa Senhora da Guia, a reforma do conjunto habitacional dos Prédios. Falou sobre intervenções na Estrada de Chaperó, sobre o Carnaval e a Expo 2025 e sobre iniciativas já implementadas nas áreas de educação e saúde. A íntegra da esclarecedora e importante conversa do prefeito Haroldo Jesus com os jornalistas Marcelo Godinho, Renato Reis e Welington Campos está no link https://www.youtube.com/live/aPEXd0-eGNs.