PM prende líder do tráfico foragido da Justiça em Itaguaí
Criminoso foi considerado uma das principais lideranças do tráfico de drogas nas comunidades Engenho, Carvão, Jardim Weda e Sase
Policiais militares do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA) , lotados no 24º BPM (Queimados), prenderam na manhã desta segunda-feira (17), na Rua Alagoas, em Itaguaí, Wilbert da Vitória Gonçalves, conhecido como “Pescador”, de 37 anos. De acordo com Polícia Militar (PM), ele era uma das principais lideranças do tráfico de drogas nas comunidades Engenho, Carvão, Jardim Weda e Sase desde 2008 e estava foragido da Justiça desde agosto de 2022.
Ainda de acordo com PM, a prisão ocorreu após um trabalho de inteligência e monitoramento contínuo pelos agentes, com base em informações repassadas pelo Disque Denúncia. O criminoso era vinculado à facção Terceiro Comando Puro (TCP) e comandava a distribuição de drogas na região.
Anotações criminais
Consultas ao Sistema Portal de Segurança do Estado do Rio de Janeiro confirmaram que “Pescador” possuía dez notas criminais e era considerado de alta periculosidade pelo sistema prisional.
Desde 20 de agosto de 2022 , ele não retornou ao presídio, sem apresentar qualquer justificativa, o que caracterizou evasão, resultando na regressão de pena para regime fechado. Com isso, ele deverá cumprir 21 anos de prisão, conforme o artigo 118 da Lei de Execução Penal .
Materiais apreendidos
Com o criminoso, os policiais apreenderam: uma pistola Glock G19 (numeração suprimida), 84 munições 9mm, sete carregadores de 15 munições, um carregador de 30 munições, uma granada, um rádio portátil e um cinto de guarnição.
Encaminhamento e prisão
Após a prisão, Wilbert da Vitória Gonçalves foi encaminhado à 50ª DP (Itaguaí), onde foram confirmados seus quatro mandados de prisão em aberto, incluindo um expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP). Em seguida, ele foi transferido para uma unidade prisional da SEAP/RJ, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Denuncie anonimamente
A Polícia Militar segue com diligências para capturar outros criminosos na região e reforçar a importância da participação da população. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
– Central de Atendimento: (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177
– WhatsApp Anonimizado: (21) 2253-1177
– Aplicativo: Disque Denúncia RJ
– O anonimato é garantido.