Pedágio na Rio-Santos: ANTT mantém silêncio sobre isenção para moradores

Nesta sexta-feira (16), a CCR RioSP publicou em seu site um boletim informativo para prestar contas sobre sua gestão na Rio-Santos (BR-101) entre setembro e outubro deste ano. Dentre os temas abordados, a concessionária destacou que já deu início às obras para a implantação do sistema de livre passagem (ou Free Flow) para cobrança de pedágio em Itaguaí (km 414) e Mangaratiba (km 477) – um terceiro ponto ficará em Paraty (km 538).

O ATUAL aproveitou a oportunidade para apurar junto à empresa e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) mais informações sobre a taxação, mas não teve algumas das respostas que pediu.

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Dentre as indagações, a reportagem levantou, sobretudo, as possibilidades de isenção ou desconto especial para moradores de Itaguaí e Mangaratiba; e da construção de um retorno para que se evite a passagem obrigatória pelos pontos de cobrança.

CONTATOS

A ANTT foi procurada porque há cerca de dois meses, representantes da CCR RioSP se reuniram com a Câmara Municipal de Itaguaí, e, na ocasião, a concessionária disse que apenas a agência poderia falar sobre isenção, já que a questão não consta no contrato de concessão. Desta vez, porém, a autarquia não deu retorno.

Em um contato do ATUAL no dia anterior, a ANTT havia afirmado que a cobrança do pedágio tem previsão de início para março, porém, em caráter de teste. A agência ainda destacou que não haverá cobrança nos primeiros 30 dias.

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Já a CCR RioSP retornou o contato, entretanto, sem algumas informações solicitadas. Por exemplo, a reportagem questionou se a empresa pretende se juntar à ANTT em uma audiência pública para debater com a população local assuntos relacionados ao pedágio; e como, onde e quando os motoristas vão poder adquirir o dispositivo de pagamento automático. Um dado que a companhia passou, posteriormente, foi que a cobrança deverá ter início em 1º de março, após 30 dias de bandeira branca (período de testes), entre 31/01 e 28/02.   

Dentre as respostas enviadas, muitas presentes no informativo, a concessionária acrescenta que vai realizar já em janeiro uma campanha para orientar os usuários sobre os benefícios do novo sistema e os canais de atendimento. Há previsão para instalação de “faixas nas rodovias; ativações nas cidades lindeiras (que ficam às margens da via) e em postos de serviços, divulgações nos canais da CCR e na imprensa”.

DESCONTOS

Sobre valores, com cálculo para outubro de 2019, a cobrança em Mangaratiba pode começar em R$ 4,09. Já em Itaguaí, o pedágio tende a ficar em R$ 4,10.

O cálculo tem base antiga porque ainda não houve um pronunciamento oficial da ANTT, responsável pela definição de valores, mesmo a três meses do início da operação. Por isso, no último boletim informativo da CCR RioSP, não há informações sobre cifras, apenas descontos.

As modalidades de desconto serão as seguintes: Desconto do Usuário Frequente (DUF) e Desconto Básico da TAG (DBT), ambos disponíveis apenas para motoristas que tiverem um dispositivo da concessionária conhecido como TAG.

O DUF vale só para veículos de passeio e é progressivo. Pode ser contabilizado até a 30ª passagem em um mesmo pórtico e no mesmo sentido – o que pode render até 70% de redução no valor inicial.

Já o DBT, válido para veículos comerciais, tem desconto de 5%, por eixo, nas cabines automáticas. A redução na cobrança pode acontecer em qualquer praça de pedágio, e o valor da tarifa será sazonal, já que há previsão de tarifas diferenciadas durante fins de semana e feriados.

Já as formas de pagamento possíveis serão as seguintes: pelo site da concessionária, APP; WhatsApp (11 2795-2238); cartão de crédito ou PIX.

OBRAS

No mais recente boletim informativo, a concessionária comunica que já iniciou os trabalhos para a instalação dos pórticos de cobrança no modelo Free Flow. Neste primeiro momento, as obras são para terraplanagem, fundação e construção da sala técnica. Em seguida, haverá a instalação propriamente dita das estruturas metálicas que vão servir de suporte para os equipamentos do sistema de pagamento eletrônico.

MODELO DE COBRANÇA

A CCR RioSP também deu mais detalhes sobre como vai funcionar o Free Flow na BR-101 – que a empresa anuncia como pioneiro no país. A principal proposta é realizar a cobrança da taxa sem causar impacto no trânsito, como ocorre com as tradicionais praças de pedágio.

Com isso, o motorista poderá escolher entre duas formas de pagamento. Uma é a TAG, que a própria CCR RioSP entregará para instalação no veículo. E a outra é por meio da placa do carro, moto, caminhão… Nestes casos, a CCR RioSP avisa que a cobrança “ficará disponível até que a tarifa seja devidamente paga”.

Redação

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