Operação Desmonte interdita três ferros-velhos em Santa Cruz
Estabelecimentos funcionavam em terrenos invadidos e despejavam óleo no solo, além de comercializarem peças de veículos roubados
Na manhã desta quarta-feira (16), agentes da força-tarefa do Governo do Estado interditaram três ferros-velhos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, durante mais uma etapa da Operação Desmonte. Os estabelecimentos, que funcionavam em terrenos invadidos, vendiam peças automotivas sem procedência e não possuíam credenciamento junto ao Detran.RJ. Em dois dos locais, foram encontrados motores de veículos com registros de roubo ou furto, resultando na condução dos proprietários à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Os três ferros-velhos foram localizados na Estrada de Urucânia e também foram autuados por crime ambiental. A operação constatou o descarte irregular de óleo de motor diretamente no solo e a queima de peças automotivas no chão de terra batida. Além disso, as instalações estavam localizadas sob antenas de transmissão de energia elétrica, dificultando a atuação dos funcionários da instrução.
LEIA MAIS: POLÍCIA CIVIL PRENDE EM ITAGUAÍ MULHER QUE FRAUDAVA PLANOS DE SAÚDE
BALANÇO DA OPERAÇÃO DESMONTE
Todo o material encontrado nos estabelecimentos foi compreendido e encaminhado para empresas de reciclagem credenciadas pelo Detran.RJ. Desde o início da Operação Desmonte, mais de 1 mil toneladas de sucata já foram apreendidas. Até ao momento, 73 ferros-velhos foram interditados em 35 operações de fiscalização.
A força-tarefa é coordenada pelo Detran.RJ e conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda. O Detran.RJ orienta os proprietários de ferros-velhos a se credenciarem junto ao órgão e a cadastrarem todas as peças comercializadas, utilizando etiquetas padronizadas que garantem a origem do material.