Operação conjunta coíbe pesca ilegal em Itacuruçá
OPERAÇÃO Em mais uma ação conjunta, as secretarias de Meio Ambiente e de Segurança e Trânsito de Mangaratiba realizaram a Operação Pesca Legal, que tem como objetivo combater a pesca predatória ilegal no município. A fiscalização foi realizada no início da madrugada do último sábado 30 de janeiro, em Itacuruçá.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, durante a operação aquaviária, a equipe de fiscalização ambiental em parceria com o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal apreenderam no total 200kg de pescado sendo uma arraia de aproximadamente 14kg, cação (espécie que está em extinção), siri, camarão e robalos.
A secretaria informou ainda que, as quatro embarcações que praticavam o crime estavam nas imediações entre as Ilhas da Vigia e Pombeba. Os responsáveis pelas embarcações foram notificados e terão cinco dias para prestar os devidos esclarecimentos à Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba. “Não adianta vir pescar nas águas territoriais do município de Mangaratiba de forma ilegal! Não vamos tolerar degradação nem tampouco ameaças a nossa fauna marinha e espécies em extinção do nosso ecossistema. Vamos proteger nossos pescadores artesanais e a pesca legal. Não venham bagunçar, pois vamos fiscalizar constantemente nossas águas. Vamos prender e apreender tudo que for ilegal”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba, AntonioMarcos Barreto, ressaltando que todos os 200kg de pescado apreendido, foram doados aos morados do bairro Nova Mangaratiba.