Novos protocolos implantados no Hospital Municipal Victor de Souza Breves
A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a implantação de novos protocolos de classificação de risco e de controle de acesso para acompanhantes no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB) durante a pandemia do covid-19. Segundo a prefeitura, a mudança foi determinada para agilizar os atendimentos e será colocada em prática a partir da próxima semana.
A SMS informou ainda que o controle de acessos será destinado aos acompanhantes dos pacientes internados. O novo sistema será organizado com o uso de crachás e adesivos de cores diferenciadas. Cada especialidade médica terá uma cor correspondente. O método, que também será implantado para visitantes (após o período de pandemia), tem o objetivo de possibilitar o monitoramento das pessoas nas dependências do hospital, garantindo segurança para profissionais, pacientes e o próprio acompanhante.
“Nosso objetivo é otimizar os atendimentos, dando prioridade para os casos mais graves. Queremos proteger as famílias e nossa equipe. Juntos, esses sistemas vão ajudar a reforçar as medidas de proteção, isolamento e segurança em decorrência da covid-19”
Sandra Castelo Branco
Secretária de Saúde
Já a classificação de risco será destinada a organizar a prioridade de atendimentos no setor de emergência e contará agora com o uso de adesivos circulares, também de cores diferenciadas, para facilitar o acolhimento. Os pacientes serão classificados pela triagem da enfermagem de acordo com suas condições clínicas .
As equipes do HMVSB que vão atuar com os novos protocolos já foram treinadas para iniciar o trabalho. “Nosso objetivo é otimizar e facilitar os atendimentos, dando prioridade para os casos mais graves. Também queremos proteger as famílias e nossa equipe. Juntos, esses sistemas ainda vão nos ajudar a reforçar as medidas de proteção, isolamento e segurança necessárias em decorrência da covid-19”, explicou a Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco.