Nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde toma posse em Seropédica
Na quarta-feira (13), com a presença do Secretário Municipal de Saúde – Dr.° René Vigne –, e da Subsecretária de Sistemas e Serviços de Saúde – Jeany Oliveira –, a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Seropédica (COMSAS) foi empossada. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMES). Representando o Prefeito de Seropédica – Professor Lucas –, o Secretário de Saúde afirmou: “O Conselho de Saúde é uma ferramenta muito importante, pois auxilia a Prefeitura absorvendo as demandas da população, e coloca em pauta questões relevantes para a melhoria da estrutura de Saúde no Município. O trabalho de parceria entre o Conselho e a Secretaria de Saúde beneficia as Cidadãs e Cidadãos de Seropédica”.
A nova diretoria do COMSAS foi eleita por meio de uma reunião extraordinária no dia 27 de setembro, publicada no Boletim Oficial N° 788, e estará em exercício no biênio 2021/2023, sendo composta da seguinte forma: Presidente – Carla Bento da Silva; Vice-presidente – Samuel Haubrick Debossam; Primeiro-secretário – Mauro José da Silva; Segundo-secretário – Marcelo Santos da Silva.
Como nova Presidente do COMSAS, a especialista em Vigilância Sanitária pela FIOCRUZ – Carla Bento –, disse: “Estou feliz pela responsabilidade a mim confiada! Implantaremos nossa forma de trabalho, mas também daremos prosseguimento ao trabalho que vinha sendo realizado. Nosso intuito principal é buscar a transparência aproximando a população do Conselho para que conheçam os trâmites, acompanhem os trabalhos realizados e a prestação de contas, além de reproduzirem as informações em suas localidades de moradia. Quanto aos Conselheiros, investiremos em capacitações contínuas, pois estamos em um tempo de mudanças e buscaremos melhorar nossa gestão a cada dia”.
Dentre os primeiros assuntos a serem tratados entre o COMSAS e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), está a revisão de um projeto de Lei do ano de 2007 que versa sobre a ‘Saúde do Trabalhador’, e também sobre a Lei N° 11.350/06, que regulamenta as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.