Marinha do Brasil e Ministério da Defesa visitam a Nuclep
A Nuclep recebeu na segunda-feira (3) as comitivas da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa. Lideradas pelo Comandante da Marinha do Brasil – Marcos Sampaio Olsen, e pelo Ministro da Defesa – Jose Mucio Monteiro, as autoridades dedicaram o dia a visitar as instalações das empresas participantes do ProSub (programa de construção de oito submarinos para a Marinha do Brasil), e sobretudo, a base de submarinos da Marinha.
A visita começou pelo piso fabril, local onde a Nuclep fabrica os cascos resistentes dos submarinosː três convencionais de tecnologia alemã, tipo IKL, Classe Tupi e um Classe Tikuna, incorporados à frota naval do Brasil na década de 1990; e os quatro da Classe Riachuelo, concluídos em 2019.
Os visitantes também receberam informações sobre os avanços no planejamento junto à Itaguaí Construções Navais (ICN) da Seção de Qualificação do primeiro submarino com propulsão nuclear do país, nomeado Almirante Álvaro Alberto.
O Ministro José Múcio Monteiro declarou que o trabalho da Nuclep para o desenvolvimento do setor nuclear do Brasil é importante para o Brasil. Ele também enalteceu a iniciativa do deputado federal Julio Lopes (PP/RJ) em criar uma frente parlamentar inédita para fomentar, dar suporte e levar ao conhecimento do país a relevância desse segmento.
O presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas, recebe militares e representantes do Ministério da Defesa nas instalações da Nuclep, em Itaguaí (Divulgação/Nuclep)