Mangaratiba: reunião esclarece falsa informação de despejo de moradores do Pomar da Casa Branca
Encontro aborda segurança, regularização fundiária e projetos habitacionais
Representantes da Prefeitura de Mangaratiba se reuniram nesta quarta-feira (26) com moradores do Pomar da Casa Branca para esclarecer a falsa informação de despejo da população local e discutir a situação atual da área. O encontro aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença de líderes comunitários.
De acordo com Jonathan Marins Aguiar, chefe geral de Gabinete, o despejo dos moradores nunca esteve nos planos da atual gestão. Ele destacou que a informação foi disseminada para amedrontar a população. “A Prefeitura de Mangaratiba, representada pelo prefeito Alan Bombeiro, nunca planejou ou teve qualquer intenção de despejar os moradores do Pomar da Casa Branca. Estamos trabalhando para promover a legitimidade de posse para as famílias que ali vivem”, afirmou Jonathan.
Jonathan Marins Aguiar esclareceu que o decreto de desapropriação existente foi criado pelo ex-prefeito de Mangaratiba, Dr. Ruy Quintanilha, e que a alteração está sendo providenciada junto à Procuradoria Geral do Município. Ele garantiu que as portas da prefeitura estão sempre abertas para esclarecimentos sobre a situação local.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA
Antonio Marcos Rodrigues, secretário municipal de Habitação, afirmou que a prefeitura está trabalhando na Regularização Fundiária Urbana (REURB) das residências da localidade. “Quando assumi a pasta, o prefeito Alan Bombeiro exigiu que a prioridade fosse a legitimação das residências do Pomar da Casa Branca, além da construção de casas populares para as famílias que não poderão permanecer por questões de segurança. O projeto que prevê a construção de 96 residências em uma área nas proximidades já está em tramitação em Brasília. Firmamos este compromisso com os moradores e vamos cumprir”, assegurou o secretário.
O encontro contou com a presença de Elizabeth Pereira, Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Pomar da Casa Branca, Duílio Rosa, vice-presidente, e Severino José, diretor da associação.